domingo, 9 de outubro de 2016

A identidade do Professor de Inglês por Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG)

Para Vera Paiva, o professor de inglês deveria ter, além da consciência política, bom domínio do idioma (escrita/oralidade) e solida formação pedagógica com aprofundamento em linguística aplicada. Existe esse professor porem de forma bem reduzida. E esses profissionais que possuem esse perfil, adquiriram através de seus esforços, pois a academia não aprofundam o conhecimento na área especifica de aprendizagem em Língua Estrangeira (LE) e sim apenas sobre a língua.

Em seguida ela traz dois grandes grupos de profissionais que não se enquadram no perfil citado no parágrafo anterior, são os profissionais que possui uma fluência oral e que tem uma escrita ruim, e o outro grupo dos profissionais formados no curso de Letras que possui pouca oportunidade de aprender o idioma e precária formação pedagógica. Esse quadro é traçado pela Vera Paiva no Estado de Minas Gerais. Concordo, pois se um estudante de língua estrangeira, tiver como fazer um intercâmbio, por exemplo, terá uma desenvoltura muito melhor na oralidade do que aquele que não teve essa mesma oportunidade, até porque aqui no Brasil o inglês ensinado nas escolas públicas é um inglês instrumental.

Em seguida a autora Vera Paiva, relaciona alguns mitos que são comuns aos professores de inglês, como: A escola secundária, especialmente a pública, não é competente para ensinar língua estrangeira “não sabem nem português, para que aprender inglês” isso nada mais é do que um preconceito vigente contra as classes sociais. O curso livre é o lugar para se aprender língua estrangeira, outro mito, pois a classe pobre não tem condições de financiar um curso livre, apenas a leite. Sem equipamento audiovisual é impossível desenvolver um bom curso, basta usar a criatividade, até porque tiveram pessoas que aprenderam o inglês antes destes equipamentos. A LE é importante apenas para os alunos que irão para faculdade o curso secundário tem o foco do aprendizado para o vestibular, tornando assim o curso de língua inglês maçante e desestimulante. O material didático é o grande responsável pelo insucesso das aulas o professor não deve se ater apenas ao livro didático, ele deve trazer outras fontes para a sala de aula, transformando as suas aulas mais criativas e dinâmicas.

Mas quais são os conflitos desses professores de língua inglesa?

O Grande conflito trazido pela autora Vera Paiva dos professores de inglês é ensinar uma língua que eles não falam e não tem oportunidade de praticar. O segundo são os desejos dos alunos e os objetivos do curso que são conflitantes e o terceiro diz respeito da importância do idioma.

Por fim, Vera Paiva traz uma proposta de ação para a diminuição dos problemas identificados e descritos no decorrer desse artigo, como por exemplo, a educação continuada dos professores, reformulação dos currículos, dentre outros.

Contudo vejo diante da leitura deste artigo, do resumo aqui transcrito e também com base nas reflexões em sala de aula, pude observar que o professor de língua inglesa possui um desafio maior do que, os desafios já conhecidos que é ser um professor no Brasil. É ultrapassar as barreiras discriminatórias, é ultrapassar a falta de investimentos e ainda o próprio despreparo principalmente no que se refere a práticas pedagógicas. Investir no ensino/aprendizado de língua inglesa na escola pública é de suma importância para o desenvolvimento do país, é investir em futuros profissionais, que serão bem preparados e competitivos no mercado de trabalho, contribuindo assim, para a diminuição de uma das maiores manchas que nosso país carrega que é a desigualdade social, é dar ao estudante da periferia a mesma oportunidade de que um estudante de classe alta esta tendo. Mas isso não será possível se não houver um investimento sério nos profissionais de língua estrangeira, uma mudança na metodologia de ensino e aprendizado, um aumentando a carga horaria, dentre outras medidas que venham contribuir para a mudança desse quadro que vivemos nos dias de hoje.

Um comentário:

  1. Este post, refere-se ao resumo do artigo A identidade do Professor de Inglês por Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, juntamente com as minhas reflexões desse profissional de língua inglesa.

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