sábado, 15 de outubro de 2016

Métodos de Ensino de Língua Estrangeira

Uma ferramenta de suma importância, para podermos refletirmos como estamos dando as nossas aulas, são os métodos de ensino. Com essa informação poderei observar qual método o professor que irei observar esta aplicando. Além de poder estudar qual o melhor método para poder aplicar no estágio supervisionado II ou métodos, além de levar esse aprendizado para a minha vida profissional.

O professor ao motivar e estimular o aprendizado dos seus alunos, utiliza-se de estratégia de ensinos que chamamos de métodos. Foram desenvolvidos ao longo do tempo vários tipos de métodos de ensinos. Não existe assim um método perfeito, ou melhor do que os demais. O professor deve ter conhecimento dessa variedade de métodos e de acordo com sua turma aplicar aquele que se adapta melhor naquela turma. Podendo também adaptar utilizando partes de vários métodos, caso seja necessário. Vejamos alguns dos métodos.

I - O método da gramática e tradução (AGT)

      Objetivo: construir uma frase, entender um texto ou apreciar um autor pela explicação na língua materna (LM) do aluno.

II - Método direto (AD)

      Objetivo: aprender a LA através da própria LA; A LM nunca deve ser usada na sala de aula;

III - Método Audiolingual (AAL)

      língua é fala, não escrita; língua é um conjunto de hábitos; ensine a língua, não sobre a língua; a língua é o que os falantes nativos dizem, não o que alguém acha que eles deveriam dizer; as línguas são diferentes.

IV - Método Silencioso (Silent Way)

      Aquisição linguística: através do raciocínio, alunos descobrem e formulam regras sobre a língua aprendida; Professor: incita sua percepção, provoca seu raciocínio, com seu “silêncio”,  obriga os alunos a se ajudarem mutuamente; Objetivo:  expressão do pensamento, percepção e sentimento dos alunos e Fichas com cores, ou sinais que representem sons ou palavras são constantemente usados.

V- Community Language Learning

      Importante: reações físicas, instintivas e vontade de aprender entre si; Professor: deve um bom relacionamento comunitário na classe; sempre alerta para a necessidade de apoio que seus alunos têm com relação a seus medos e inseguranças na aprendizagem; Alunos: Sempre bem informados quanto ao que deve acontecer em cada atividade, com o controle da interação /são constantemente convidados a dizer como se sentem e o professor deve ser capaz de compreender suas reações; Aprendizagem lingüística: visa à comunicação e expressão de idéias e A cooperação, e não a competição deve ser incentivada.

VII - Método Natural

      Objetivo: desenvolver a aquisição (uso inconsciente das regras gramaticais) da língua em vez da aprendizagem (uso consciente).

VIII – Total Physical Response

      Foco: na aprendizagem prazerosa da língua; Atividades divertidas e engraçadas, movimento corporal é um grande recurso para ajudar na compreensão; Alunos: repetição de comandos com posterior demonstração e Apresentação das estruturas, após seu domínio: leitura e escrita.

IX -Abordagem Comunicativa (AC)

      Aprendizagem: centrada no aluno. Tendo como propósito, uma intenção comunicativa, uma necessidade de transmitir informação, de estabelecer vínculos e conviver de maneira solidária e harmoniosa com os outros;  Professor: papel de orientador, interesse nos anseios dos alunos, encorajando-os a participação e acatando as sugestões e Habilidades: trabalhadas de modo integrado , não existindo ordem de preferência na apresentação das mesmas ( ouvir, falar, ler, escrever e compreender)

X - Participatory Approach

      Método Paulo freire (Ensino de Línguas): levantamento do universo vocabular dos alunos; Pressupostos: afetividade, conscientização, liberdade e critica; Professores e aprendizes : aprendem e ensinam em comunhão; Leitura: capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento; Objetivo: possibilitar o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais.

Agora é verificar qual desses métodos indicados melhor se adapta a turma de língua estrangeira e que venham as aulas!!!

2 comentários:

  1. Luis,parabéns pelo belíssimo portifólio! Você , de fato, entendeu nossa proposta, que era fazer deste espaço um diário reflexivo acerca de nossas aulas, no decorrer do semestre. Você fez uso de linguagem clara e objetiva como deveria ser, utilizou-se de imagens que ilustram bem o que está sendo dito, fez boas reflexões acerca das aulas teóricas e do período de Estágio de observação.
    Espero que você continue no próximo semestre mostrando toda essa dedicação e cuidado nesse espaço.
    Go ahead! Cngratulations!
    Gina Teixeira

    ResponderExcluir
  2. Este resultado só deixa claro da excelente professora que eu tenho. Valeu Pró.

    ResponderExcluir