sábado, 15 de outubro de 2016

Planejamento de Aula

Assim como é de suma importância o professor saber dos métodos de ensino, para verificar qual deles melhor se adapta a sua turma, o planejamento é ainda mais, pois sem o planejamento como o professor poderá aplicar algum tipo de método?

Nessa aula pude observar o quanto é importante planejar as minhas aulas. Entrar numa sala de aula de qualquer forma, sem antes ter planejado aquela aula, para mim não condiz com a ética profissional de um professor e é levar o ensino de qualquer forma. NÃO É PARA ISSO QUE ESTOU ME FORMANDO. Nessa aula pude refletir mais a respeito da responsabilidade com as minhas aulas, pensando numa sequencia lógica do aprendizado dos meus futuros alunos, além de me organizar como profissional.

Mas o que seria planejamento? Planejamento nada mais é do que pensar e organizar a ação pedagógica para alcançar os objetivos propostos, tendo como principal função garantir a coerência entre as atividades e as aprendizagens que pretende proporcionar.


Uma das ferramentas mais importantes de um professor é o Plano de Aula, é um instrumento norteador para que o professor possa pôr em pratica na sala de aula todos os métodos planejados e expostos no plano de aula.

     Níveis de planos:


      Da escola / instituição: documento global, orientações gerais.


      De ensino: tarefa a ser desenvolvida no ano / módulo, dividida em unidades sequenciais.


      De aula: desenvolvido para uma aula, ou conjunto de aulas; caráter específico.


     Os planos devem:
                           •      articular-se à prática,


      ser refeitos e revistos,
                           •      servir de instrumento para reflexão e avaliação



Em síntese planejar é:


     •      É antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto;


      É uma atividade que orienta a tomada de decisões da escola e dos professores em relação às situações docentes de ensino e aprendizagem, tendo em vista alcançar os melhores resultados possíveis;


      É um processo de racionalização que articula a atividade escolar e a problemática do contexto social.

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