quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Resumo das Memórias


Dia 29 de novembro, foi o encerramento do estágio de observação na Escola Classe IV. Foram 12h observadas, no 6º ano turma D, meninos e meninas de aproximadamente 11 anos de idade.
O estágio supervisionado I, a meu ver é de suma importância, pois é o “divisor de águas” dos estagiários. É neste momento único que você reflete se é esse o caminho que você quer seguir para sua vida profissional.
O estágio consistiu num período de aprendizado, com a professora, com os alunos, com a própria instituição no que tange ao seu funcionamento, os funcionários tudo foi valido!

Eis o relato:

As aulas ministradas pela professora que foi observada, os alunos não gostavam, mas não pelo fato dela não dominar a matéria, mas por questão de postura profissional e metodologia de trabalho acadêmica. As aulas foram monótonas, maçantes tipo método AGT – Gramática Tradução, só fazia exercícios no quadro e corrigia, às vezes passava alguns exercícios para casa. Não fez uma atividade lúdica, a exemplo, do Halloween uma oportunidade incrível para falar da cultura dos países anglófonos, não foi feito absolutamente nada. Achei isso um absurdo!
Sendo eles, os alunos, pré-adolescentes geração “hi-tech”, que não aguenta ficar olhando para um quadro com frases soltas, destacando verbos, pronomes, ou lendo textos sem sentido algum para eles, a professora deveria buscar métodos/estratégias para conquistar esses alunos, facilitando assim o processo de ensino/aprendizado, e não afasta-los cada vez mais com métodos maçantes e desmotivadores, ainda mais quando se trata de uma língua que não é a materna do estudante, tornando extremamente necessário para o professor a aplicabilidade de métodos que venham estimular o aprendizado. Isso realmente eu não consegui observar.


Portanto, conclui-se que o professor deve ser inovador, como vimos na palestra do educador Mário Sérgio Cortella – Qual a postura ideal do professor, o educador deve sempre está estudando/aprendendo buscando desenvolver métodos e estratégias embasadas nas teorias acadêmicas, mas também em depoimentos de colegas onde tiveram experiências em sala de aula que deram certo, ouvindo os próprios alunos através do compartilhamento dos saberes e aplica-las para com isso, ser um agente formador de futuros cidadãos.


Seminários sobre lÍngua estrangeira moderna - LEM


No dia 29/11, foi um dia bem agitado, pois foi o último dia de estágio supervisionado de observação na Escola Carneiro Ribeiro – Classe IV, o último dia da entrega do relatório de estagio, e também retornamos a UNIJORGE para apresentação de nossos seminários. Vejamos os temas dos seminários;

Equipe 1: Orientações curriculares para o ensino Médio - LEM (OCEM, PCNEMs, PCNEM+)
·         A equipe apresentou muito bem o temos, nos mostrado que uma das orientações curriculares para o ensino Médio focaliza na leitura focaliza a leitura, a pratica de escrita e a comunicação oral contextualizada.




Parabéns Luis e
Ajacy - http://inglish-class.webnode.com/, vocês foram excelentes!


Equipe 2: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – Parâmetros Fundamentais em LEM

·         Foi bem interessante, pois foi feito pela equipe um apanhado, um contexto histórico do ensino de LEM no ensino médio. Falou sobre a Lei 4.024/61, falando sobre a descentralização do ensino. A Lei 5.692/71 distinguido o ensino fundamental do médio, da resolução 3.55/2004. Também a Lei 9.394/1996.




Val e Elen deram um show a parte de conhecimento e irreverência!


Equipe 3: Competências e Habilidades no ensino de LEM




Muito importante saber os conceitos tanto de habilidade quanto competência, até mesmo para saber distinguir algo que para mim era sinônimo, mas não é existem especificidades e nós como professores temos que estar atentos, para podermos desenvolver nos nossos alunos as suas habilidades e competências.
·         Competências – mobilizar um conjunto de habilidades para resolver uma situação complexa. Esta sempre associada a uma função especifica: ser professor...
·         Habilidades – fazer algo específico isto é, uma ação física ou mental: analisar, aplicar, identificar...

A Equipe formada por

Lorena e
Sérgio - http://memoriasserrgio.blogspot.com.br, vocês deram um show !


Equipe 4: Leitura em LEM (Estratégia e Estudo de Gêneros)



Esta foi a minha apresentação juntamente com minha colega Thais Regina (https://thaisreginaporto.wordpress.com/), sobre as estratégia de leitura em LEM, isso REALMENTE FUNCIONA!, Sou a prova viva. A utilização das estratégias de leitura é extremante importante, para subsidiar o aluno que não possui o domínio de uma língua estrangeira o entendimento de um texto. As principais estratégia de litura em LEM são: Skimming, Inferência, Scanning, Detailed Reading, Uso de Discionarios, Palavras Cognatas e os Falsos Cognatos.








Equipe 5: Currículo e Avaliação em LEM

No âmbito da LBD, ( Lei de diretrizes e bases da educação) as línguas estrangeiras modernas recuperaram de alguma forma a  importância que muito tempo lhe foram negada, pois, foi considerada muitas vezes disciplinas de pouca relevância, para o currículo do aluno. Mas agora, ela adquire a importância da mesma forma que outras matérias, como português, para a formação do individuo.
Realmente, diante do mundo tão globalizado que vivemos a Língua Estrangeira, principalmente o inglês, abre um leque de oportunidade para o aluno, tanto econômica/financeira, como cultural e por esta razão merece ser levada a serio.




Equipe formada por:
 Nadja e
Vanessa, vocês brilharam!


Após a conclusão das apresentações entregamos o nosso relatório de estagio e concluímos as aulas. Agora é só esperar os resultados.