No dia 29/11, foi um dia bem agitado, pois foi o
último dia de estágio supervisionado de observação na Escola Carneiro Ribeiro –
Classe IV, o último dia da entrega do relatório de estagio, e também retornamos
a UNIJORGE para apresentação de nossos seminários. Vejamos os temas dos
seminários;
Equipe 1: Orientações
curriculares para o ensino Médio - LEM (OCEM, PCNEMs, PCNEM+)
·
A
equipe apresentou muito bem o temos, nos mostrado que uma das orientações
curriculares para o ensino Médio focaliza na leitura focaliza a leitura,
a pratica de escrita e a comunicação oral contextualizada.
Parabéns Luis e
Equipe 2: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – Parâmetros
Fundamentais em LEM
·
Foi
bem interessante, pois foi feito pela equipe um apanhado, um contexto histórico
do ensino de LEM no ensino médio. Falou sobre a Lei 4.024/61, falando sobre a
descentralização do ensino. A Lei 5.692/71 distinguido o ensino fundamental do
médio, da resolução 3.55/2004. Também a Lei 9.394/1996.
Val e Elen deram um show a parte de conhecimento e
irreverência!
Muito
importante saber os conceitos tanto de habilidade quanto competência, até mesmo
para saber distinguir algo que para mim era sinônimo, mas não é existem
especificidades e nós como professores temos que estar atentos, para podermos
desenvolver nos nossos alunos as suas habilidades e competências.
·
Competências
– mobilizar um conjunto de habilidades para resolver uma situação complexa.
Esta sempre associada a uma função especifica: ser professor...
·
Habilidades
– fazer algo específico isto é, uma ação física ou mental: analisar, aplicar,
identificar...
A Equipe
formada por
Lorena e
Sérgio - http://memoriasserrgio.blogspot.com.br,
vocês deram um show !
Equipe 4:
Leitura em LEM (Estratégia e Estudo de Gêneros)
Esta foi
a minha apresentação juntamente com minha colega Thais Regina (https://thaisreginaporto.wordpress.com/), sobre as estratégia de leitura em LEM,
isso REALMENTE FUNCIONA!, Sou a prova viva. A utilização das estratégias de
leitura é extremante importante, para subsidiar o aluno que não possui o
domínio de uma língua estrangeira o entendimento de um texto. As principais
estratégia de litura em LEM são: Skimming, Inferência, Scanning, Detailed
Reading, Uso de Discionarios, Palavras Cognatas e os Falsos Cognatos.
Equipe 5:
Currículo e Avaliação em LEM
No âmbito
da LBD, ( Lei de diretrizes e bases da educação) as línguas estrangeiras modernas
recuperaram de alguma forma a
importância que muito tempo lhe foram negada, pois, foi considerada
muitas vezes disciplinas de pouca relevância, para o currículo do aluno. Mas
agora, ela adquire a importância da mesma forma que outras matérias, como
português, para a formação do individuo.
Realmente,
diante do mundo tão globalizado que vivemos a Língua Estrangeira,
principalmente o inglês, abre um leque de oportunidade para o aluno, tanto
econômica/financeira, como cultural e por esta razão merece ser levada a serio.
Equipe formada
por:
Nadja e
Vanessa, vocês brilharam!
Após a
conclusão das apresentações entregamos o nosso relatório de estagio e concluímos
as aulas. Agora é só esperar os resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário