quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Seminários sobre lÍngua estrangeira moderna - LEM


No dia 29/11, foi um dia bem agitado, pois foi o último dia de estágio supervisionado de observação na Escola Carneiro Ribeiro – Classe IV, o último dia da entrega do relatório de estagio, e também retornamos a UNIJORGE para apresentação de nossos seminários. Vejamos os temas dos seminários;

Equipe 1: Orientações curriculares para o ensino Médio - LEM (OCEM, PCNEMs, PCNEM+)
·         A equipe apresentou muito bem o temos, nos mostrado que uma das orientações curriculares para o ensino Médio focaliza na leitura focaliza a leitura, a pratica de escrita e a comunicação oral contextualizada.




Parabéns Luis e
Ajacy - http://inglish-class.webnode.com/, vocês foram excelentes!


Equipe 2: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – Parâmetros Fundamentais em LEM

·         Foi bem interessante, pois foi feito pela equipe um apanhado, um contexto histórico do ensino de LEM no ensino médio. Falou sobre a Lei 4.024/61, falando sobre a descentralização do ensino. A Lei 5.692/71 distinguido o ensino fundamental do médio, da resolução 3.55/2004. Também a Lei 9.394/1996.




Val e Elen deram um show a parte de conhecimento e irreverência!


Equipe 3: Competências e Habilidades no ensino de LEM




Muito importante saber os conceitos tanto de habilidade quanto competência, até mesmo para saber distinguir algo que para mim era sinônimo, mas não é existem especificidades e nós como professores temos que estar atentos, para podermos desenvolver nos nossos alunos as suas habilidades e competências.
·         Competências – mobilizar um conjunto de habilidades para resolver uma situação complexa. Esta sempre associada a uma função especifica: ser professor...
·         Habilidades – fazer algo específico isto é, uma ação física ou mental: analisar, aplicar, identificar...

A Equipe formada por

Lorena e
Sérgio - http://memoriasserrgio.blogspot.com.br, vocês deram um show !


Equipe 4: Leitura em LEM (Estratégia e Estudo de Gêneros)



Esta foi a minha apresentação juntamente com minha colega Thais Regina (https://thaisreginaporto.wordpress.com/), sobre as estratégia de leitura em LEM, isso REALMENTE FUNCIONA!, Sou a prova viva. A utilização das estratégias de leitura é extremante importante, para subsidiar o aluno que não possui o domínio de uma língua estrangeira o entendimento de um texto. As principais estratégia de litura em LEM são: Skimming, Inferência, Scanning, Detailed Reading, Uso de Discionarios, Palavras Cognatas e os Falsos Cognatos.








Equipe 5: Currículo e Avaliação em LEM

No âmbito da LBD, ( Lei de diretrizes e bases da educação) as línguas estrangeiras modernas recuperaram de alguma forma a  importância que muito tempo lhe foram negada, pois, foi considerada muitas vezes disciplinas de pouca relevância, para o currículo do aluno. Mas agora, ela adquire a importância da mesma forma que outras matérias, como português, para a formação do individuo.
Realmente, diante do mundo tão globalizado que vivemos a Língua Estrangeira, principalmente o inglês, abre um leque de oportunidade para o aluno, tanto econômica/financeira, como cultural e por esta razão merece ser levada a serio.




Equipe formada por:
 Nadja e
Vanessa, vocês brilharam!


Após a conclusão das apresentações entregamos o nosso relatório de estagio e concluímos as aulas. Agora é só esperar os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário