Dia
29 de novembro, foi o encerramento do estágio de observação na Escola Classe
IV. Foram 12h observadas, no 6º ano turma D, meninos e meninas de
aproximadamente 11 anos de idade.
O
estágio supervisionado I, a meu ver é de suma importância, pois é o “divisor de
águas” dos estagiários. É neste momento único que você reflete se é esse o
caminho que você quer seguir para sua vida profissional.
O
estágio consistiu num período de aprendizado, com a professora, com os alunos,
com a própria instituição no que tange ao seu funcionamento, os funcionários
tudo foi valido!
Eis
o relato:
As
aulas ministradas pela professora que foi observada, os alunos não gostavam,
mas não pelo fato dela não dominar a matéria, mas por questão de postura
profissional e metodologia de trabalho acadêmica. As aulas foram monótonas,
maçantes tipo método AGT – Gramática Tradução, só fazia exercícios no quadro e
corrigia, às vezes passava alguns exercícios para casa. Não fez uma atividade
lúdica, a exemplo, do Halloween uma oportunidade incrível para falar
da cultura dos países anglófonos, não foi feito absolutamente nada. Achei isso
um absurdo!
Sendo
eles, os alunos, pré-adolescentes geração “hi-tech”, que não aguenta ficar
olhando para um quadro com frases soltas, destacando verbos, pronomes, ou lendo
textos sem sentido algum para eles, a professora deveria buscar
métodos/estratégias para conquistar esses alunos, facilitando assim o processo
de ensino/aprendizado, e não afasta-los cada vez mais com métodos maçantes e
desmotivadores, ainda mais quando se trata de uma língua que não é a materna do
estudante, tornando extremamente necessário para o professor a aplicabilidade
de métodos que venham estimular o aprendizado. Isso realmente eu não consegui
observar.
Portanto,
conclui-se que o professor deve ser inovador, como vimos na palestra do
educador Mário Sérgio Cortella – Qual
a postura ideal do professor, o educador deve sempre está
estudando/aprendendo buscando desenvolver métodos e estratégias embasadas nas
teorias acadêmicas, mas também em depoimentos de colegas onde tiveram
experiências em sala de aula que deram certo, ouvindo os próprios alunos
através do compartilhamento dos saberes e aplica-las para com isso, ser um
agente formador de futuros cidadãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário