sexta-feira, 23 de junho de 2017

Entrega da Análise do Livro Didático

AULA DO DIA 31.03.2017

Este dia foi apenas para entrega da análise do Livro Didático. Eu e minha dupla fizemos a análise do livro Whay to English for brazilian learners, da editora ática. Conforme publicado abaixo:



Da analise:
1.       Os encaminhamentos metodológicos propostos no livro didático contribuem para a pesquisa, a discussão, a análise e a interpretação textuais?
Sim, o livro tem essa preocupação de levar o aluno a ser um agente participativo no seu processo de aprendizado. O livro possui seções para discussões, possui a parte textual em dois momentos uma em relação a interpretação de texto (Reading) e outra chamada (Reading for Critical Thinking) que procuram promover a reflexão crítica sobre questões relacionadas ao texto principal da unidade, buscando trazer novas perspectivas sobre o tema e discutir quais interesses ou ponto de vista são privilegiados ou ignorados.
2.       Os textos escolhidos colaboram para a formação da cidadania?
Sim, os textos a serem trabalhados no livro, traz temas importantes para a formação do aluno como um cidadão do mundo, a exemplo, dos cuidados com os animais. Além de outros textos que abordam temas como cuidados com as crianças, formação de famílias etc.
3.       A linguagem e os conteúdos são adequados ao nível de ensino? Há erro conceitual?
Sim, o livro é todo em inglês isso ao meu ver dificulta um pouco na hora da compressão por parte dos alunos das series iniciais, mas é essencial para que o aluno comece a se familiarizar com o idioma. Na nossa analise não há erro conceitual.
4.       O conteúdo do livro remete a preconceitos quanto à religião, condição econômico-social, etnia, gênero, linguagem ou qualquer outra forma de discriminação?
Não muito, acho que poderia enfatizar mais sobre estas questões, até porque essas discursões devem ser debatidas desde as séries iniciais como é o caso deste livro.
O livro traz uma unidade abordando o tema família, que fala em determinado momento que as famílias podem ser constituídas por vários tipos de pessoas. Agora as fotos trazidas no livro para retratar os modelos de famílias, não possui famílias constituídas só por homens e nem só por mulheres, traz apenas casais heterossexuais, mas traz a presença do negro e branco como casais.
QUALIDADE DO PAPEL

Em relação a qualidade do papel, não tivemos nenhum óbice, a não ser pelo apagamento. Quando escrevemos no livro o apagamento não fica perfeito e o papel fica meio crespo.
Nos demais itens a nossa análise foi satisfatória, a capa possui em cores bem fortes e vivas trazendo um impacto visual para o aluno e o professor, as impressões dentro do livro tanto da parte escrita quanto das fotos são boas, inclusive tem muito material colorido no livro, motivando o aluno a leitura e consequentemente ao aprendizado.
Em relação ao título é bem sugestivo para nós brasileiro, porem entendemos que a relação título com conteúdo apresentado não tem muito haver, o título é muito genérico, ou seja, pelo título não dá para saber ou ter uma pista dos conteúdos do livro a não ser pelo 6º ano que vem escrito na capa.
 DIAGRAMAÇÃO
 Em relação a diagramação o livro é bem robusto. Possui várias figuras, logotipos, imagens, histórias em quadrinhos, tirinhas, palavras cruzadas, capas de revistas, com caráter pedagógico, além de informativo, oriundos de diversas fontes; isso tudo conseguimos visualizar no livro, inclusive gêneros textuais bem atuais ou melhor dizendo, do dia a dia do adolescente, faixa etária do livro em questão, como blog, homepage, play list etc. Agora não tem nenhum tipo de gráfico, isso não encontramos.
Em todo texto, logo abaixo possui as fontes da onde foram extraídos, em sua grande maioria da internet, mas possui outras fontes que foram utilizadas como, de livros e revistas.
 SKILLS
Em relação as quatro habilidades o livro traz em seu teor, bem dividido entre elas. O livro traz as sessões com títulos coloridos e logotipos sugestivo a sessão como: Reading, corresponde ao texto principal, porem essa seção se divide em mais de um tópico como o Reading for General Comprehension, que propõe ao aluno uma compreensão do texto de uma forma geral, a Reading for Detailed Comprehension, propõe ao aluno uma leitura mais detalhada do texto e a Reading for Critical Thinking, propõe ao aluno uma reflexão crítica sobre as questões abordadas no texto, além das seções de  Vocabulário, Listening and Speaking e Writing.
Diante dos títulos e dos exercícios propostos no livro podemos verificar que dentre as habilidades descritas a mais enfatizada é a Reading em todas as unidades, já as demais são bem equilibradas entre si.
READING
Diante da nossa analise, essas estratégias de leitura, diga-se de passagem são eficientíssimas, como skimming, scanning, cognates, inference, palavras-chaves, grupos nominais, afixos... não estão dispostas no livro de forma explicita, porém nós acreditamos que essas estratégias ficam mais por conta do professor em aplica-las, em orientar aos alunos em utiliza-las, para facilitar a compreensão do texto que está sendo lido.
A estratégia de leitura que conseguimos identificar foi a prediction, apenas essa. Agora como falamos no parágrafo acima, não impede de o professor aplicar as outras estratégias de leitura, talvez tenha sido essa a linha de raciocínio dos autores do livro.
EXERCISES

  1. Respostas em português?
Sim. Os textos são descritos todos em inglês, porem quando o aluno tem que responder as questões subjetivas, tanto o enunciado quanto as respostas são em português.
  1. Respostas em inglês?
 Sim, para as questões objetivas.
  1. Atividades exploram bem o texto? Compreensão? Vocabulário?
Sim, os textos são bem explorados, tanto quando se refere a compreensão do texto, que possui tanto questões objetivas (em inglês) quanto questões subjetivas (em português). Os vocabulários, também existe uma seção só para se trabalhar vocabulário.
  1. Atividades exploram mais a gramática?
Não, tem suas atividades de gramatica, mas tem muita interpretação textual, como também trabalhos de escrita e audição.
  1. As atividades são de cunho objetivo, fechadas, com alternativas?
             Sim, possui atividades objetivas em inglês com suas alternativas.

  1. Ou abertas, para escrever?
             Também possui, porem essas são em Língua Portuguesa.
BOOK UNITS
Em relação as unidades do livro são bem estruturada possui seus títulos bem definidos com seus respectivos temas, fotos, bem ilustrativos, com os objetivos que são esperados naquela unidade, possui também o aquecimento (warming up!) que abre todas as unidades. São organizadas igualmente, apenas os temas que são diferentes, bem como os aspectos linguísticos, mas possui uma coesão na parte quantitativa dos conteúdos.
Cada unidade é constituída de todas as habilidades linguísticas, Reading + Writing+ Listening + Speaking + Vocabulary, sendo a Reading como já foi dito anteriormente mais explorada. Além de no final de cada duas unidades ter uma seção de review.

ESTRUTURA DO LIVRO

  1. Possui Sumário completo, especificando os conteúdos a serem trabalhados por unidade?
Sim, intitulado como Contents, possui todos os temas com a especificação de todos os assuntos que serão trabalhados em cada unidade. Além de possuir uma seção chamada – Conheça seu livro, explicando cada parte do livro.
  1. Vem acompanhado por plano de aula? Este é detalhado ou sintético?
Possui Plano de Curso e Planejamento de Aulas, de acordo com a nossa analise são de forma sintética.

  1. Tem objetivo didático-pedagógico claro?
Sim, possui pressupostos técnicos-metodológicos, interdisciplinaridade, educação mediada por tecnologias digitais, jogos e outras atividades lúdicas.

  1. Tem glossário?
Sim, nesta seção apresenta uma seleção de palavras e expressões utilizadas no livro, acompanhada no sentido com que são utilizadas nele. Algumas dessas palavras também podem ser utilizadas em mais de um sentido.
  1. Gramática e vocabulário abordados em uma perspectiva comunicativa?
 Sim, em algumas atividades essa seção vem acompanhada de textos, ou fotos, para ilustrar o aprendizado do vocabulário, além de questões.
  1. Detalha bem as referências bibliográficas?
Sim, após a utilização de cada texto, vem a fonte com a referencia. Além de ter a seção Bibliography.
  1. Oferece sugestões de respostas?
Possui a TIP, que são boxes com dicas redigidas em português que traz sugestões e comentários para destacar e ampliar conteúdos e também a Language Note que apresenta forma breve e objetiva dos conteúdos linguísticos que complementam e/ou esclarecem algum item abordado em um exercício ou texto próximo ao referido boxe, auxiliando ao aluno a melhor compreender o exercício ou texto em questão e ampliar seus conhecimentos sobre Língua Inglesa.
  1. Formas de veiculação de discriminação, estereótipos, e preconceitos, violação de direitos são evitados?
Alguns sim, outros não, por exemplo, aborda o preconceito racial, colocando fotos de famílias constituídas de pai branco e mãe negra, coloca jovens em cadeiras de rodas, aborda temas como violência contra os animais e crianças, porem sentimos falta de questões de gênero e sexualidades.
  1. Oferece roteiro de Leitura?
           Diante da nossa analise não conseguimos identificar.
  1. Oferece sugestões complementares ao texto estudado?
Sim, possui as seções no final de cada unidade principal possui as seguintes indicações: Extra reading e Extra Videos, onde há indicações de links para sites, textos e vídeos relevantes e confiáveis para ampliação dos conteúdos abordados na unidade.
  1. Possui capítulo de forma verbais sem atividades?
Não conseguimos identificar, mediante nossa analise.
  1. Tem guia prático para o professor (Manual)?
            Sim, e muito bem explicado.
  1. Possui síntese de conteúdo gramatical?
Sim, no final do livro possui a seção Language Reference, com os assuntos gramaticais abordados nas unidades. Além de possuir um tópico chamado gramática no manual do professor.

  1. Elementos linguísticos estão contextualizados?
            Sim, essa é uma preocupação do livro.

     15. Oferece gêneros textuais diversos? São autênticos?
Sim, trabalha com poemas, blogs, play list, textos, cruzadinha, tirinha, revista, cartaz. Nesta obra o uso de textos autênticos é privilegiado de modo a oferecer aos alunos a oportunidade de contato com textos em inglês usados em diferentes contextos e práticas sociais. Alguns textos autênticos mais extensos no original foram adaptados para se adequar ao espeço do livro e as atividades pedagógicas proposta. Tomou-se cuidado, entretanto, para que as modificações realizadas não alterassem as principais características do gênero em questão.

  1. Apresenta atividades de tradução, de sinonímia e antonímia?
         Não possui, mediante a nossa análise.
  1. Possui material audiovisual em CD, CD ROM ou DVD?
           Sim possui CD.
  1. Indica sites e/ou vídeos complementares à temática apresentada?
Sim nas seções Extra reading e Extra Videos, onde há indicações de links para sites, textos e vídeos relevantes e confiáveis para ampliação dos conteúdos abordados na unidade.
  1. Contempla os temas transversais em seus textos? E a Lei 11645, referente às etnias indígenas e afrodescendentes?
 Não conseguimos identificar em nossa analise. Talvez esses temas devão ser abordados em outros livros da coleção tipo, 7º ou 8º ano, mas nesse do 6º ano não. Possui apenas muitas fotos de pessoas da raça negra.
  1. Está adaptado à nova Ortografia?
           Sim
  1. Oferece oportunidade ao aluno para trabalhar na Internet?
Sim possui a seção setp by step, que após as atividades escritas, propõe a divulgação na internet.
  1. Possui propostas de jogos, atividades complementares como música e vídeos, e/ou atividades lúdicas?
Possui atividades lúdicas. Nesta obra estimula-se o uso de jogos de tabuleiro, perguntas e respostas, numa seção chamada de Time for Fun! Presentes em todas as unidades de revisão, jogos em duplas, para retomar os conteúdos apresentados nas duas unidades anteriores e sobre tudo aos alunos a oportunidade de interagirem em uma situação real de uso da Língua Inglesa.
  1. Possui informações sobre a Proposta Pedagógica da Coleção?
 Sim, nas seções, Manual do professor, Apresentação e Conheça seu Livro.
  1. Possui manuais informando as fontes bibliográficas e webgráficas?
 Sim, possui as seções de referencia bibliográficas e a seção de sugestão de leitura e de websites, com diversos endereços na internet para pesquisa.
  1. Há coerência entre a fundamentação teórica apresentada na obra e os textos e atividades apresentados?
 Sim, tudo são interligados, são bem fundamentados linkado com os textos, listem e vocabulários.
  1. As imagens apresentadas estão adequadas às finalidades propostas?
Sim, em uma unidade, por exemplo, fala de formas e artes e traz diversas fotos das obras de Michelangelo, Picasso, Tarsila do Amaral, Romero Brito, etc. ficando de acordo com a proposta apresentada.
  1. Respeita a criatividade e a autonomia do professor, dando-lhe condição de extrapolar?
 Sim, inclusive tem uma seção chamada Notas Culturais e Linguísticas, que traz informações relacionadas a assuntos, pessoas, palavras ou expressões abordados em cada unidade e que o professor pode compartilhas com os alunos a seu critério. Além da sessão de sugestão de leitura e website que podem ser compartilhadas ente o professor e o alunos, ampliando assim o aprendizado.
DISTRIBUIÇÃO
  1. Atende ao PNLD (Programa Nacional de Livros didáticos), tem diretrizes para isso?
Normalmente esta informação vem destacada na capa dos livros, porém este livro mediante a nossa analise, não encontramos está informação, nem na capa, contracapa e internamente.

  1. Atende apenas ao FDE (Fundo para o Desenvolvimento para educação), conforme políticas públicas em educação.
Também não conseguimos identificar essa informação no livro. Na capa possui apenas a seguinte informação (Material de Divulgação da Editora Ática código da coleção 0024P17092).
  1. Possui um número de cadastro no ISBN ( International Standard Book Number): título, autor, país,edição, ano, editora...
Sim, ISBN: 9788508173440 (AL), 9788508173433 (PR). Possui os demais itens, como título, autor, país, edição, ano, editora.
  1. Possui ficha completa conforme modelo a seguir?
            Não, possui apenas a ficha catalográfica descrita no modelo ABNT.
 CONCLUSÃO
 Contudo, podemos dizer que o livro WAY TO ENGLISH FOR BRAZILIAN LEARNERS do 6º ano é muito bom. O livro procura dar ênfase nas quatro habilidades escrever, falar, ouvir e ler, além de trazer textos autênticos em Língua Inglesa e estimular o pensamento crítico do aluno.

O livro traz diversos gêneros textuais e isso é bem legal, porque o ensino não fica apenas na leitura de texto nos moldes tradicionais, fazendo com que o aluno adquira esse conhecimento de analisar outros gêneros, facilitando os estudos para futuras provas como o ENEM, Vestibular, Concursos etc. Os textos trazem seleções de temas atuais e conflitantes como a quantidade de criança que não tem acesso uma moradia, o desrespeito aos animais, traz famílias constituídas apenas por pai e filha, outras famílias constituídas de pai branco e mãe negra.

 Agora sentimos falta de abordagens sobre a sexualidade, questões de respeito aos idosos, esses temas não conseguimos identificar no livro, nos dando uma pista do tipo de discursos e pensamento os autores defendem, também sentimos falta de abordagens mais enfática sobre os negros e abordagem sobre os índios (Lei 11645), ou seja, não conseguimos identificar um discurso a favor das minorias.

O livro também desenvolve atividades lúdicas e procura explorar também as ferramentas de áudio e vídeo, além da internet para que se tenha um maior aproveitamento dos conteúdos proposto no decorrer das unidades estudadas.

Diante do exposto, nós recomendamos este livro para qualquer escola, pública ou privada, por entendermos, mediante a nossa análise, que este livro atende as exigências tanto do MEC, quanto dos PCNs de língua estrangeira, pois busca desenvolver o aprendizado dos alunos de forma participativa, levando ao aluno a buscar novas fonte de conhecimento, além de desenvolver o pensamento crítico e trabalhar as quatro habilidades linguísticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário