Este dia foi apenas para entrega da análise do Livro Didático. Eu e minha dupla fizemos a análise do livro Whay to English for brazilian learners, da editora ática. Conforme publicado abaixo:
Da analise:
1. Os
encaminhamentos metodológicos propostos no livro didático contribuem para a
pesquisa, a discussão, a análise e a interpretação textuais?
Sim, o livro tem essa preocupação de levar o aluno a ser um agente
participativo no seu processo de aprendizado. O livro possui seções para
discussões, possui a parte textual em dois momentos uma em relação a
interpretação de texto (Reading) e outra chamada (Reading for Critical
Thinking) que procuram promover a reflexão crítica sobre questões relacionadas
ao texto principal da unidade, buscando trazer novas perspectivas sobre o tema
e discutir quais interesses ou ponto de vista são privilegiados ou ignorados.
2.
Os textos escolhidos colaboram para a formação
da cidadania?
Sim, os textos a serem trabalhados no
livro, traz temas importantes para a formação do aluno como um cidadão do
mundo, a exemplo, dos cuidados com os animais. Além de outros textos que
abordam temas como cuidados com as crianças, formação de famílias etc.
3. A
linguagem e os conteúdos são adequados ao nível de ensino? Há erro conceitual?
Sim, o livro é todo em inglês isso ao meu ver dificulta um pouco na hora
da compressão por parte dos alunos das series iniciais, mas é essencial para
que o aluno comece a se familiarizar com o idioma. Na nossa analise não há erro
conceitual.
4.
O conteúdo do livro remete a preconceitos
quanto à religião, condição econômico-social, etnia, gênero, linguagem ou
qualquer outra forma de discriminação?
Não muito, acho que poderia enfatizar mais sobre estas questões, até
porque essas discursões devem ser debatidas desde as séries iniciais como é o
caso deste livro.
O livro traz uma unidade abordando o tema família, que fala em
determinado momento que as famílias podem ser constituídas por vários tipos de
pessoas. Agora as fotos trazidas no livro para retratar os modelos de famílias,
não possui famílias constituídas só por homens e nem só por mulheres, traz
apenas casais heterossexuais, mas traz a presença do negro e branco como
casais.
QUALIDADE
DO PAPEL
Em relação a qualidade do papel, não tivemos
nenhum óbice, a não ser pelo apagamento. Quando escrevemos no livro o
apagamento não fica perfeito e o papel fica meio crespo.
Nos demais itens a nossa análise foi
satisfatória, a capa possui em cores bem fortes e vivas trazendo um impacto
visual para o aluno e o professor, as impressões dentro do livro tanto da parte
escrita quanto das fotos são boas, inclusive tem muito material colorido no
livro, motivando o aluno a leitura e consequentemente ao aprendizado.
Em relação ao título é bem sugestivo para nós
brasileiro, porem entendemos que a relação título com conteúdo apresentado não
tem muito haver, o título é muito genérico, ou seja, pelo título não dá para
saber ou ter uma pista dos conteúdos do livro a não ser pelo 6º ano que vem
escrito na capa.
DIAGRAMAÇÃO
Em relação a diagramação o livro é bem
robusto. Possui várias figuras, logotipos, imagens, histórias em quadrinhos, tirinhas,
palavras cruzadas, capas de revistas, com caráter pedagógico, além de informativo,
oriundos de diversas fontes; isso tudo conseguimos visualizar no livro,
inclusive gêneros textuais bem atuais ou melhor dizendo, do dia a dia do
adolescente, faixa etária do livro em questão, como blog, homepage, play list etc.
Agora não tem nenhum tipo de gráfico, isso não encontramos.
Em todo texto, logo abaixo possui as
fontes da onde foram extraídos, em sua grande maioria da internet, mas possui
outras fontes que foram utilizadas como, de livros e revistas.
SKILLS
Em relação as quatro habilidades o
livro traz em seu teor, bem dividido entre elas. O livro traz as sessões com
títulos coloridos e logotipos sugestivo a sessão como: Reading, corresponde ao texto principal, porem essa seção se divide
em mais de um tópico como o Reading for
General Comprehension, que propõe ao aluno uma compreensão do texto de uma
forma geral, a Reading for Detailed
Comprehension, propõe ao aluno uma leitura mais detalhada do texto e a Reading for Critical Thinking, propõe
ao aluno uma reflexão crítica sobre as questões abordadas no texto, além das
seções de Vocabulário, Listening and Speaking e Writing.
Diante dos títulos e dos exercícios
propostos no livro podemos verificar que dentre as habilidades descritas a mais
enfatizada é a Reading em todas as unidades, já as demais são bem equilibradas
entre si.
READING
Diante da nossa analise, essas
estratégias de leitura, diga-se de passagem são eficientíssimas, como skimming,
scanning, cognates, inference, palavras-chaves, grupos nominais, afixos... não
estão dispostas no livro de forma explicita, porém nós acreditamos que essas
estratégias ficam mais por conta do professor em aplica-las, em orientar aos
alunos em utiliza-las, para facilitar a compreensão do texto que está sendo
lido.
A estratégia de leitura que
conseguimos identificar foi a prediction, apenas essa. Agora como falamos no
parágrafo acima, não impede de o professor aplicar as outras estratégias de
leitura, talvez tenha sido essa a linha de raciocínio dos autores do livro.
EXERCISES
- Respostas em português?
Sim. Os
textos são descritos todos em inglês, porem quando o aluno tem que responder as
questões subjetivas, tanto o enunciado quanto as respostas são em português.
- Respostas em inglês?
Sim, para
as questões objetivas.
- Atividades exploram bem o texto? Compreensão? Vocabulário?
Sim, os
textos são bem explorados, tanto quando se refere a compreensão do texto, que
possui tanto questões objetivas (em inglês) quanto questões subjetivas (em
português). Os vocabulários, também existe uma seção só para se trabalhar
vocabulário.
- Atividades exploram mais a gramática?
Não, tem suas
atividades de gramatica, mas tem muita interpretação textual, como também
trabalhos de escrita e audição.
- As atividades são de cunho objetivo, fechadas, com alternativas?
Sim,
possui atividades objetivas em inglês com suas alternativas.
- Ou abertas, para escrever?
Também
possui, porem essas são em Língua Portuguesa.
BOOK
UNITS
Em relação as unidades do livro são
bem estruturada possui seus títulos bem definidos com seus respectivos temas,
fotos, bem ilustrativos, com os objetivos que são esperados naquela unidade,
possui também o aquecimento (warming up!) que abre todas as unidades. São
organizadas igualmente, apenas os temas que são diferentes, bem como os
aspectos linguísticos, mas possui uma coesão na parte quantitativa dos
conteúdos.
Cada unidade é constituída de todas as
habilidades linguísticas, Reading + Writing+ Listening + Speaking + Vocabulary,
sendo a Reading como já foi dito anteriormente mais explorada. Além de no final
de cada duas unidades ter uma seção de review.
ESTRUTURA
DO LIVRO
- Possui Sumário completo, especificando os conteúdos a serem trabalhados por unidade?
Sim,
intitulado como Contents, possui todos os temas com a especificação de todos os
assuntos que serão trabalhados em cada unidade. Além de possuir uma seção
chamada – Conheça seu livro, explicando cada parte do livro.
- Vem acompanhado por plano de aula? Este é detalhado ou sintético?
Possui
Plano de Curso e Planejamento de Aulas, de acordo com a nossa analise são de
forma sintética.
- Tem objetivo didático-pedagógico claro?
Sim,
possui pressupostos técnicos-metodológicos, interdisciplinaridade, educação
mediada por tecnologias digitais, jogos e outras atividades lúdicas.
- Tem glossário?
Sim, nesta
seção apresenta uma seleção de palavras e expressões utilizadas no livro,
acompanhada no sentido com que são utilizadas nele. Algumas dessas palavras
também podem ser utilizadas em mais de um sentido.
- Gramática e vocabulário abordados em uma perspectiva comunicativa?
Sim, em
algumas atividades essa seção vem acompanhada de textos, ou fotos, para
ilustrar o aprendizado do vocabulário, além de questões.
- Detalha bem as referências bibliográficas?
Sim, após
a utilização de cada texto, vem a fonte com a referencia. Além de ter a seção
Bibliography.
- Oferece sugestões de respostas?
Possui a
TIP, que são boxes com dicas redigidas em português que traz sugestões e
comentários para destacar e ampliar conteúdos e também a Language Note que
apresenta forma breve e objetiva dos conteúdos linguísticos que complementam
e/ou esclarecem algum item abordado em um exercício ou texto próximo ao
referido boxe, auxiliando ao aluno a melhor compreender o exercício ou texto em
questão e ampliar seus conhecimentos sobre Língua Inglesa.
- Formas de veiculação de discriminação, estereótipos, e preconceitos, violação de direitos são evitados?
Alguns
sim, outros não, por exemplo, aborda o preconceito racial, colocando fotos de
famílias constituídas de pai branco e mãe negra, coloca jovens em cadeiras de
rodas, aborda temas como violência contra os animais e crianças, porem sentimos
falta de questões de gênero e sexualidades.
- Oferece roteiro de Leitura?
Diante da
nossa analise não conseguimos identificar.
- Oferece sugestões complementares ao texto estudado?
Sim,
possui as seções no final de cada unidade principal possui as seguintes
indicações: Extra reading e Extra Videos, onde há indicações de links para
sites, textos e vídeos relevantes e confiáveis para ampliação dos conteúdos
abordados na unidade.
- Possui capítulo de forma verbais sem atividades?
Não
conseguimos identificar, mediante nossa analise.
- Tem guia prático para o professor (Manual)?
Sim, e
muito bem explicado.
- Possui síntese de conteúdo gramatical?
Sim, no
final do livro possui a seção Language Reference, com os assuntos gramaticais
abordados nas unidades. Além de possuir um tópico chamado gramática no manual
do professor.
- Elementos linguísticos estão contextualizados?
Sim, essa
é uma preocupação do livro.
15. Oferece gêneros textuais
diversos? São autênticos?
Sim,
trabalha com poemas, blogs, play list, textos, cruzadinha, tirinha, revista,
cartaz. Nesta obra o uso de textos autênticos é privilegiado de modo a oferecer
aos alunos a oportunidade de contato com textos em inglês usados em diferentes
contextos e práticas sociais. Alguns textos autênticos mais extensos no
original foram adaptados para se adequar ao espeço do livro e as atividades
pedagógicas proposta. Tomou-se cuidado, entretanto, para que as modificações
realizadas não alterassem as principais características do gênero em questão.
- Apresenta atividades de tradução, de sinonímia e antonímia?
Não
possui, mediante a nossa análise.
- Possui material audiovisual em CD, CD ROM ou DVD?
Sim possui
CD.
- Indica sites e/ou vídeos complementares à temática apresentada?
Sim nas
seções Extra reading e Extra Videos, onde há indicações de links para sites,
textos e vídeos relevantes e confiáveis para ampliação dos conteúdos abordados
na unidade.
- Contempla os temas transversais em seus textos? E a Lei 11645, referente às etnias indígenas e afrodescendentes?
Não
conseguimos identificar em nossa analise. Talvez esses temas devão ser abordados
em outros livros da coleção tipo, 7º ou 8º ano, mas nesse do 6º ano não. Possui
apenas muitas fotos de pessoas da raça negra.
- Está adaptado à nova Ortografia?
Sim
- Oferece oportunidade ao aluno para trabalhar na Internet?
Sim possui
a seção setp by step, que após as atividades escritas, propõe a divulgação na
internet.
- Possui propostas de jogos, atividades complementares como música e vídeos, e/ou atividades lúdicas?
Possui
atividades lúdicas. Nesta obra estimula-se o uso de jogos de tabuleiro,
perguntas e respostas, numa seção chamada de Time for Fun! Presentes em todas
as unidades de revisão, jogos em duplas, para retomar os conteúdos apresentados
nas duas unidades anteriores e sobre tudo aos alunos a oportunidade de
interagirem em uma situação real de uso da Língua Inglesa.
- Possui informações sobre a Proposta Pedagógica da Coleção?
Sim, nas
seções, Manual do professor, Apresentação e Conheça seu Livro.
- Possui manuais informando as fontes bibliográficas e webgráficas?
Sim,
possui as seções de referencia bibliográficas e a seção de sugestão de leitura
e de websites, com diversos endereços na internet para pesquisa.
- Há coerência entre a fundamentação teórica apresentada na obra e os textos e atividades apresentados?
Sim, tudo
são interligados, são bem fundamentados linkado com os textos, listem e
vocabulários.
- As imagens apresentadas estão adequadas às finalidades propostas?
Sim, em
uma unidade, por exemplo, fala de formas e artes e traz diversas fotos das
obras de Michelangelo, Picasso, Tarsila do Amaral, Romero Brito, etc. ficando
de acordo com a proposta apresentada.
- Respeita a criatividade e a autonomia do professor, dando-lhe condição de extrapolar?
Sim,
inclusive tem uma seção chamada Notas Culturais e Linguísticas, que traz
informações relacionadas a assuntos, pessoas, palavras ou expressões abordados
em cada unidade e que o professor pode compartilhas com os alunos a seu
critério. Além da sessão de sugestão de leitura e website que podem ser
compartilhadas ente o professor e o alunos, ampliando assim o aprendizado.
DISTRIBUIÇÃO
- Atende ao PNLD (Programa Nacional de Livros didáticos), tem diretrizes para isso?
Normalmente
esta informação vem destacada na capa dos livros, porém este livro mediante a
nossa analise, não encontramos está informação, nem na capa, contracapa e
internamente.
- Atende apenas ao FDE (Fundo para o Desenvolvimento para educação), conforme políticas públicas em educação.
Também não
conseguimos identificar essa informação no livro. Na capa possui apenas a
seguinte informação (Material de Divulgação da Editora Ática código da coleção
0024P17092).
- Possui um número de cadastro no ISBN ( International Standard Book Number): título, autor, país,edição, ano, editora...
Sim, ISBN:
9788508173440 (AL), 9788508173433 (PR). Possui os demais itens, como título,
autor, país, edição, ano, editora.
- Possui ficha completa conforme modelo a seguir?
Não,
possui apenas a ficha catalográfica descrita no modelo ABNT.
CONCLUSÃO
Contudo, podemos dizer que o livro WAY TO ENGLISH FOR BRAZILIAN LEARNERS do 6º ano é
muito bom. O livro procura dar ênfase nas quatro habilidades escrever, falar,
ouvir e ler, além de trazer textos autênticos em Língua Inglesa e estimular o
pensamento crítico do aluno.
O livro traz diversos gêneros textuais
e isso é bem legal, porque o ensino não fica apenas na leitura de texto nos
moldes tradicionais, fazendo com que o aluno adquira esse conhecimento de
analisar outros gêneros, facilitando os estudos para futuras provas como o
ENEM, Vestibular, Concursos etc. Os textos trazem seleções de temas atuais e
conflitantes como a quantidade de criança que não tem acesso uma moradia, o
desrespeito aos animais, traz famílias constituídas apenas por pai e filha,
outras famílias constituídas de pai branco e mãe negra.
Agora sentimos falta de abordagens sobre a
sexualidade, questões de respeito aos idosos, esses temas não conseguimos
identificar no livro, nos dando uma pista do tipo de discursos e pensamento os
autores defendem, também sentimos falta de abordagens mais enfática sobre os
negros e abordagem sobre os índios (Lei 11645), ou seja, não conseguimos
identificar um discurso a favor das minorias.
O livro também desenvolve atividades
lúdicas e procura explorar também as ferramentas de áudio e vídeo, além da
internet para que se tenha um maior aproveitamento dos conteúdos proposto no
decorrer das unidades estudadas.
Diante do exposto, nós recomendamos
este livro para qualquer escola, pública ou privada, por entendermos, mediante
a nossa análise, que este livro atende as exigências tanto do MEC, quanto dos
PCNs de língua estrangeira, pois busca desenvolver o aprendizado dos alunos de
forma participativa, levando ao aluno a buscar novas fonte de conhecimento,
além de desenvolver o pensamento crítico e trabalhar as quatro habilidades
linguísticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário