AULA DO DIA 03.04.2017
Este dia foi apenas para entrega
do Projeto Didático e Termo de Compromisso do Estágio, devidamente assinado
pela escola.
Após análise da Professora Gina do Projeto, fui liberado para
começar o estágio de regência de língua inglesa na Escola Classe IV. Porém, neste mesmo dia, no período da manha eu já tinha feito a minha primeira visita na escola onde vou fazer meu estágio. Escola Carneiro Ribeiro - Classe IV, no bairro da Caixa D'Água.
Abaixo o Projeto Didático que irei aplicar na escola.
CENTRO UNIVERSITÁIO JORGE AMADO – UNIJORGE
LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM
LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA E RESPECTIVAS LITERATURAS
LUIS FRANCISCO REIS AFONSO
PROJETO DE ESTÁGIO – LÍNGUA INGLESA – REGÊNCIA

SALVADOR
2017.1
INTRODUÇÃO
Este
projeto tem o intuito de oferecer aos estudantes de Língua Inglesa do 6º ano da
Escola Classe IV, vinculada a Escola Parque no bairro da Caixa D’água em
Salvador/Ba, aulas diferenciadas das ditas “tradicionais”.
A
ideia é levar este projeto que utiliza como ferramenta lúdica a música para
sala de aula, ou seja, a música como instrumento facilitador no aprendizado da Língua
Inglesa, tornando a sala de aula mais participativa, motivada, despertando,
assim, um interesse maior dos alunos na matéria, além de treinar o listening com os alunos.
2 TEMA
A utilização da música inglesa como
instrumento lúdico, facilitador, motivador e eficaz no aprendizado/entendimento
dos alunos em relação ao tema: O Bullying,
tão recorrente nas escolas.
3 SUJEITOS ENVOLVIDOS
3.1
DOCENTES RESPONSÁVEIS E SUAS ÁREAS DE TRABALHO
·
Professora Sandra
Araújo, professora de Língua Inglesa do 6º Ano da Escola Classe IV.
3.2
TUMA PARTICIPANTE
·
Turma que se
destina este projeto é o 6º ano –B do turno matutino da Escola Classe IV.
4 QUESTÃO ORIENTADORA
É indiscutível que a Língua Inglesa tomou proporções
universais, tornando-se a língua mais falada no mundo dos negócios, acadêmicos
etc, e no Brasil, isso não foi diferente. Há necessidade do aprendizado da Língua Inglesa (LI) para que os alunos
possam competir por vagas melhores de trabalho, bolsas de estudos,
intercâmbios, dentre outros, ou seja, a Língua
Inglesa pode atuar para o estudante, como uma porta aberta para as oportunidades
que a vida proporcionando uma ascensão social.
Diante
dessa realidade, podemos verificar que diversos fatores como: econômicos,
culturais, familiares influenciam no aprendizado da LI, principalmente para os alunos de Escolas Públicas, que não tem
a mesma oportunidade que os alunos de escolas particulares.
Então pensando nessa democratização do ensino e
na busca de trazer novos conhecimentos é que este projeto traz a seguinte
problemática: Como ensinar Língua Inglesa
de forma que venha facilitar o aprendizado e entendimento dos alunos, de um tema
tão importante como o Bullying, de forma motivadora e eficaz?
5 JUSTIFICATIVA
Sem dúvida, uma das maiores justificativas
para se aprender Inglês são as oportunidades de trabalho que o idioma
proporciona ao aprendiz, mas não é apenas isso, existem outras questões que
também são de grande relevância, como o aprendizado de novas culturas, a comunicação
com outras pessoas, o crescimento intelectual, dentre outros. Para tanto, é
necessário incentivar o aluno ao estudo da Língua Inglesa (LI), de preferência
desde o princípio da sua vida acadêmica, favorecendo, assim, a sua evolução no
idioma, desenvolvendo competências que os tornem capazes de se engajar em
atividades de uso da linguagem e, assim, compreender melhor o mundo em que
vivem e participar dele como cidadãos críticos. Segundo o PCN – Língua
Estrangeira (1998):
A Língua Estrangeira no ensino fundamental tem
um valioso papel construtivo como parte integrante da educação formal. Envolve
um complexo processo de reflexão sobre a realidade social, política e
econômica, com valor intrínseco importante no processo de capacitação que leva
à libertação. Em outras palavras, Língua Estrangeira no ensino fundamental é
parte da construção da cidadania
O estudo da LI proporciona ao
estudante, principalmente da escola pública, a ter contato com outras culturas,
fator este de suma importância para o seu desenvolvimento social, inteirando-se
com outras pessoas, em suma proporcionando cidadania, inclusão social.
Existem muitas palavras da LI que
são cognatas e são utilizadas no dia a dia dos alunos e eles mesmo não se dão
conta disso, tornando assim o aprendizado da LI mais próximo, familiar,
prazeroso e eficaz, trazendo mais confiança aos alunos, e inclusive incentivando-os
ao aprendizado independente, ou seja, ir além daquilo que foi proposto pelo
professor.
Diante dos fatos narrados acima, a
relevância acadêmica deste projeto visa através da utilização da música como
ferramenta motivadora e eficaz para subsidiar o aluno da escola pública, no
aprendizado da Língua Inglesa através
do tema Bullying, tornando-os mais conscientes deste problema tão atual que
acontece não só no Brasil, mas também no mundo.
6 OBJETIVOS
6.1 OBJETIVO GERAL
Proporcionar ao aluno estudante de Língua Inglesa oriundo da escola pública
estadual uma melhor condição de aprendizado através da pesquisa de textos e músicas
inglesas que retrate o tema, como ferramenta didática para reflexão sobre o Bullying,
tornando assim, seres humanos mais conscientes e participativos ao combate ou a
não propagação desse tipo de violência, tão comum em nossas comunidades.
6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Conscientizar os
alunos da importância do aprendizado da Língua Inglesa;
·
Promover
atividades e práticas de leitura e pesquisa;
·
Identificar a
abordagem nas músicas trabalhadas no projeto;
·
Trabalhar as
quatro habilidades como a leitura, audição, escrita e fala, através de textos e
a música escolhida para trabalhar na aula.
7
RECURSOS
Os recursos a serem utilizados são:
·
Livros;
·
Textos;
·
Sites na Internet;
·
Aparelhos Multimídia;
·
Pendrive;
·
Quadro Branco.
8
PERÍODO
O Período corresponde a I
unidade. O início do projeto é em 03 de abril a 19 de junho.
9 PRODUTO/CULMINÂNCIA
Trabalho inicial de
pesquisa em textos e em músicas inglesas sobre o tema proposto. Após essa
primeira etapa de pesquisa, será apresentado um seminário sobre o tipo de
violência que está sendo abordado na música escolhida e por fim, após a
explanação da música virá as reflexões dos alunos sobre como combater e criar
soluções para a não propagação desses crimes. O aluno deverá entregar uma parte
escrita. Dando ao aluno, uma visibilidade final de todo o processo de
construção do aprendizado ao qual ele passou.
10
ETAPAS/ATIVIDADES/OPERACIONALIZAÇÃO/CRONOGRAMAS
As atividades que foram
pensadas para execução deste projeto, correspondem ao desenvolvimento das
quatro habilidades, ouvir, falar, escrever e leitura, porem levando o aluno a
sempre analisar aquilo que ele está aprendendo. Não basta apenas ler um texto,
tem que ler e saber interpretar o que o autor quis dizer, qual a mensagem que o
texto quer passar e da mesma forma com as demais habilidades.
Teremos várias etapas no
decorrer da unidade, teremos etapas de pesquisas, oralidade, lúdico com a
música, seminários, tudo visando o objetivo final o aprendizado de excelência
para o aluno. Serão utilizados diversos recursos, dentre eles o principal será
os textos com temáticas que não estão distantes da realidade do aluno,
levando-os a tecer um pensamento crítico. As atividades serão distribuídas em
torno de 22 aulas no período que vai de abril até o meado do mês de junho.
Para maiores detalhes, verificar os planos de
aulas, anexo a este projeto.
11
AVALIAÇÃO E CRITÉRIOS DE DESEMPENHO
O processo de avaliação
será contínuo e processual devendo contemplar a necessidade de cada aluno.
Serão feitas as seguintes atividades pontuadas:
Projeto Didático sobre Bullying - Valendo 2,0
Trabalhos e demais avaliações como: Partes do Corpo, Family Tree e Partes da Casa - Valendo 2,0
Teste com os assuntos dados em sala - Valendo 2,0
Avaliação - Valendo 4,0
Trabalhos e demais avaliações como: Partes do Corpo, Family Tree e Partes da Casa - Valendo 2,0
Teste com os assuntos dados em sala - Valendo 2,0
Avaliação - Valendo 4,0
PLANO DE AULA 01
Estabelecimento: Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe
IV.
Ano: 6° ano do ensino fundamental II Turma: B - Matutino
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de aulas: 01 Período: 10/04/2017
Tema: Apresentação do Projeto – O Bulliying retratado na música
inglesa.
Objetivos específicos
v Desenvolver a
leitura e oralidade;
v Criar nos jovens
a pratica de pesquisa;
v Explanar de forma
sucinta sobre a história da Língua Inglesa;
v Produzir o
projeto didático, em forma de seminário sobre o Bulliying;
v Trabalhar com o
gênero textual Música, como forma lúdica e motivacional para a execução do
projeto didático.
Conteúdo:
v
Leitura;
v
Oralidade;
v
Interpretação textual;
v
Explanação sobre o seminário, tema do projeto didático.
Sequência didática:
v
Apresentação do professor;
v
Conversa com os alunos sobre as suas vivencias e conhecimento
sobre a Língua Inglesa;
v
Introdução a aula sobre a formação (historia) da Língua Inglesa;
v
Distribuição do texto informativo, em dupla, que fala sobre
Bulliying;
v
Leitura inicial pelas duplas em silencio, para se familiarizar com
a leitura do texto e conhecer as questões propostas;
v
Sistematização/Explicação
do texto informativo, suas características, finalidade, seu discurso;
v
Opiniões e crítica em geral;
v
Explanação sobre o projeto didático: O Bulliying retratado na
música inglesa;
v
Distribuição do roteiro;
v
Dirimir dúvidas sobre o projeto;
v
Marcação da realização do seminário em equipe a ser definida de
acordo com o quantitativo de alunos.
Recursos: cópias do material contendo o texto a ser trabalhado, para o
projeto.
Avaliação: Avaliação contínua, acompanhar a
desenvoltura e participação do aluno. Analisar oralidade e a produção do
seminário.
Valor
para este seminário será de 2,0 pontos.
Referências Eletrônicas:
https://pt.slideshare.net/walzanuncio/bullying-5ano, acessado em
18/03/2017.
Observações:
PLANO DE AULA 02
Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe
IV
Ano:
6º ano do ensino Fundamental II,
Turma: B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 03 Período: 17, 20 e 24/04/2017.
Tema:
My Life
Objetivos
Específicos:
v Desenvolver a
leitura, escrita e a oralidade;
v Identificar a
finalidade dos textos trabalhados;
v Criar a
capacidade de reflexão do aluno;
v
Dar aos alunos
acesso as informações que possibilitem a ampliação do seu conhecimento de
mundo;
v
Trabalhar o
aspecto linguístico – gramatica.
Conteúdo:
v Leitura de textos;
v Produção da Escrita de um personal interest
(desenvolvimento de sua autobiografia);
v Aspectos Linguísticos. Personal Pronouns.
Sequencia didática:
v
Apresentação aos
alunos do texto extraído da revista Time for Kids – Kid Reporters – Grance
Clark;
v
Propondo uma
leitura do texto de forma silenciosa;
v
Orientação para o
uso das estratégias de leitura;
v
Propondo uma
leitura do texto por alguns alunos da sala em voz alta;
v
Pesquisa
diagnostica com os alunos, para saber o entendimento deles sobre que tipo de
gênero textual pertence o texto que está sendo trabalhado;
v
Sistematização/Explicação
do texto;
v
Exercícios de
interpretação de texto;
v
Correção dos exercícios
de interpretação textual;
v
Estudos dos
aspectos linguísticos: Personal Pronouns;
v Atividades com questões de Personal Pronouns
para ser feita em sala;
v
Correção dos
exercícios sobre o aspecto linguístico – Personal Pronouns;
v
Leitura de novo
texto extraído da revista Time for Kids – Kid Reporters – All About Me;
v
Trabalhando com a
escrita na produção de uma pequena biográfica em tópicos;
v
Leitura das
produções dos alunos e retorno do professor;
Recursos
Didáticos:
v
Quadro;
v
Caderno, Caneta;
v
Piloto e Apagador;
v
Textos;
v
Livro;
Avaliação:
v
Avaliação
processual no decorrer da execução das atividades propostas em sala de aula bem
como as atividades propostas para casa;
v
Avaliando também
a leitura, oralidade e a escrita.
Referência
Bibliográficas:
v
FRANCO,
Claudio de Paiva. Way to English for Brazilian
Learners : língua estrangeira moderna : inglês : ensino fundamental II /
Claudio de Paiva Franco, Katia Cristina de Amaral Tavares. 1. Ed. – São Paulo .
Ática, 2015.
PLANO DE AULA 03
Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe
IV
Ano:
6º ano do ensino Fundamental II,
Turma: B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 02 Período: 27/04 e 04/05/2017.
Tema:
Around the Globe
Objetivos
Específicos:
v Trabalhar a
leitura, escrita e a oralidade;
v Identificar a
finalidade dos textos trabalhados;
v Estruturar a
capacidade de reflexão do aluno;
v
Dar aos alunos
acesso as informações que possibilitem a ampliação do seu conhecimento de
mundo;
v
Desenvolver
conhecimento linguístico e suas habilidades de inferir regras gramaticais a
partir da observação de situações de uso da língua inglesa
Conteúdo:
v Leitura de textos;
v Produção da Escrita de um mini texto sobre uma
personalidade ou não que o aluno admira;
v Aspectos Linguísticos. Vocabulário – revisão
das saudações, dias da semana, meses do ano e números. Vocabulário novo: ocupações
e partes do corpo humano.
Sequencia
didática:
v
Apresentação aos
alunos de dois minis textos biográficos de dois esportistas brasileiro Marta e
Neymar;
v
Propondo uma
leitura do texto de forma silenciosa;
v
Orientação para o
uso das estratégias de leitura;
v
Indicação do
gênero textual trabalhado no texto;
v
Propondo uma
leitura do texto por alguns alunos da sala em voz alta;
v
Exercícios de
interpretação de texto;
v
Correção do
exercício de interpretação textual;
v
Revisão para
prova dos vocabulários de saudações, dias da semana e meses do ano e números;
v
Propor atividade
de pesquisa em casa sobre biografia;
v
Proposta de
trabalho de escrita ne produção de um desenho de um corpo humano e colocar as
partes em inglês, conforme lista dada;
v
Entrega de listas
com novos vocabulários de ocupações/posições e das partes do corpo humano;
v
Exercício sobre
as revisões para prova e sua correção;
v Trabalhando com a escrita na produção de um
mini texto sobre uma personalidade ou não que o aluno admira;
v
Leitura das
produções dos alunos e retorno do professor;
Recursos
Didáticos:
v
Quadro;
v
Caderno, Caneta;
v
Piloto e
Apagador;
v
Textos;
v
Livro;
Avaliação:
v
Avaliação
processual no decorrer da execução das atividades propostas em sala de aula bem
como as atividades propostas para casa;
v
Avaliando também
a leitura, oralidade e a escrita;
v
Trabalho escrito
sobre corpo humano, valendo 2,5 pontos.
Referência
Bibliográficas:
v
FRANCO,
Claudio de Paiva. Way to English for Brazilian
Learners : língua estrangeira moderna : inglês : ensino fundamental II /
Claudio de Paiva Franco, Katia Cristina de Amaral Tavares. 1. Ed. – São Paulo .
Ática, 2015.
PLANO DE AULA 04
Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe
IV
Ano:
6º ano do ensino Fundamental II,
Turma: B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 01 Período: 08/05/2017
Tema:
Avaliação
Objetivos
Específicos:
v Observar a
capacidade do aluno quanto ao aprendizado dos assuntos dados na unidade;
Conteúdo:
v Conteúdos programados para a matéria de Língua
Inglesa na unidade;
Sequencia
didática:
v
Arrumação da sala
em fileiras;
v
Explicação para
os alunos sobre a aplicabilidade das provas;
v
Distribuição das
provas para os alunos,
v
Distribuição da
ficha de frequência para os alunos;
v
Acolhimento das
provas já respondidas pelos alunos;
v
Correção das
provas de inglês;
v
Entrega das
provas na vice direção.
Recursos
Didáticos:
v
Quadro;
v
Caneta;
v
Piloto e
Apagador;
Avaliação:
v
Avaliação através
de provas escritas, subjetivas e objetivas. Valor 5,0 pontos.
Observações:
PLANO DE AULA 05
Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe
IV
Ano:
6º ano do ensino Fundamental II,
Turma: B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 01 Período: 11/05/2017
Tema:
Correção das Avaliações Aplicadas de Língua Inglesa
Objetivos
Específicos:
v Observar a
capacidade do aluno quanto ao aprendizado dos assuntos dados na unidade;
Conteúdo:
v Conteúdos programados para a matéria de Língua
Inglesa na unidade;
Sequencia
didática:
v
Acolhimento das
provas já respondidas pelos alunos;
v
Correção das
provas de inglês;
v
Entrega das
provas corrigidas na vice direção.
Recursos
Didáticos:
v
Caneta;
v
Planilha de
Avaliação.
Avaliação:
v
Avaliação através
de provas escritas, subjetivas e objetivas.
PLANO DE AULA 06
Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe
IV
Ano:
6º ano do ensino Fundamental II,
Turma: A e B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 02 Período:
Turma A e B: Dia 15/05/2017
Tema:
Aspectos Linguísticos
Objetivos
Específicos:
v Estruturar a
capacidade de reflexão do aluno;
v
Desenvolver
conhecimento linguístico e suas habilidades de inferir regras gramaticais a
partir da observação de situações de uso da língua inglesa
Conteúdo:
v Aspectos Linguísticos. Revisão dos Personal
Pronouns;
v Aspectos Linguísticos. Verbo to be affirmative
form.
Sequencia
didática – Turma B
v
Revisão dos
aspectos linguísticos: Personal Pronouns;
v
Estudos dos
aspectos linguísticos: Verbo to be affirmative form;
v Atividades com questões de Verbo to be
affirmative form para ser feita em sala;
v
Correção dos
exercícios sobre o aspecto linguístico – Verbo to be affirmative form;
Sequencia
didática – Turma A
v
Apresentação do
professor;
v
Revisão dos
aspectos linguísticos: Personal Pronouns;
v
Revisão dos
aspectos linguísticos: Verbo to be affirmative form;
v Atividades com questões de Verbo to be
affirmative form e Personal Pronouns para ser feita em sala;
v
Correção dos
exercícios sobre o aspecto linguístico – Verbo to be affirmative form e e
Personal Pronouns.
Recursos
Didáticos:
v
Quadro;
v
Caderno, Caneta;
v
Piloto e
Apagador;
v
Livro;
Avaliação:
v
Avaliação
processual no decorrer da execução das atividades propostas em sala de aula bem
como as atividades propostas para casa;
v
Avaliando a
escrita.
Referência
Bibliográficas:
v
FRANCO,
Claudio de Paiva. Way to English for Brazilian
Learners : língua estrangeira moderna : inglês : ensino fundamental II /
Claudio de Paiva Franco, Katia Cristina de Amaral Tavares. 1. Ed. – São Paulo .
Ática, 2015.
Observações:
Neste plano foi desenvolvido a
sequência didática das duas turmas do 6º A.
PLANO DE AULA 07
Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe
IV
Ano:
6º ano do ensino Fundamental II,
Turma: A e B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 02 Período:
Turma A: Dia 16/05/2017
Turma B: Dia 18/05/2017
Tema:
Aspectos Linguísticos
Objetivos
Específicos:
v Estruturar a
capacidade de reflexão do aluno;
v
Desenvolver
conhecimento linguístico e suas habilidades de inferir regras gramaticais a
partir da observação de situações de uso da língua inglesa
Conteúdo:
v Aspectos Linguísticos. verb to be: negative
and interrogative form;
v Aspectos Linguísticos. verb to be: forma
contraída.
Sequencia
didática:
v
Estudos dos
aspectos linguísticos: Verb To be, na forma negativa e interrogativa;
v Atividades com questões de verbo para ser
feita em sala;
v Correção dos exercícios sobre o aspecto
linguístico – Verb To be, na forma negativa e interrogativa;
v Estudos dos aspectos linguísticos: Verb To be,
na forma contraída;
v Atividades com questões de verbo na forma
contraída para ser feita em sala;
v Correção dos exercícios sobre o aspecto
linguístico – Verb To be, na forma contraída;
v
Leitura das
produções dos alunos e retorno do professor;
Recursos
Didáticos:
v
Quadro;
v
Caderno, Caneta;
v
Piloto e
Apagador;
v
Livro;
Avaliação:
v
Avaliação
processual no decorrer da execução das atividades propostas em sala de aula bem
como as atividades propostas para casa;
v
Avaliando também
a leitura, oralidade e a escrita.
Referência
Bibliográficas:
v
FRANCO,
Claudio de Paiva. Way to English for Brazilian
Learners : língua estrangeira moderna : inglês : ensino fundamental II /
Claudio de Paiva Franco, Katia Cristina de Amaral Tavares. 1. Ed. – São Paulo .
Ática, 2015.
PLANO DE AULA 08
Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe
IV
Ano:
6º ano do ensino Fundamental II,
Turma: A - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 03 Período: 22, 23 e 30/05/2017
Tema: What is A Family?
Objetivos
Específicos:
v Desenvolver a
leitura, escrita e a oralidade;
v Identificar a finalidade
dos textos trabalhados;
v Estruturar a
capacidade de reflexão do aluno;
v
Apresentar e
oferecer oportunidades de uso de diversas estratégias de leitura: vocabulário,
gênero literário, skimming, scanning;
v
Trabalhar o
aspecto linguístico – gramatica;
v
Inferir regras
gramaticais a partir da observação de situações de uso da língua inglesa;
Conteúdo:
v Leitura de textos;
v Vocabulário, Membros da família;
v Produção da Escrita, family tree;
v Aspectos Linguísticos, uso do plural.
Sequencia
didática:
v
Apresentação aos
alunos do poema sobre membros da família;
v
Propondo uma
leitura do texto silenciada e individual;
v
Pesquisa
diagnostica com os alunos, para saber o entendimento deles sobre que tipo de
gênero textual pertence o texto que está sendo trabalhado;
v
Propondo uma
leitura do texto por alguns alunos da sala em voz alta;
v
Exercícios de
interpretação de texto;
v
Lista para
ampliação do vocabulário da Língua Inglesa
Family Members;
v
Estudos dos
aspectos linguísticos: plural;
v Atividades com questões de plural para ser
feita em sala;
v
Correção dos
exercícios sobre o aspecto linguístico – plural;
v
Trabalhando com a
escrita na produção de uma Family tree;
v
Apresentação da
Family tree;
v
Leitura das
produções dos alunos e retorno do professor;
Recursos
Didáticos:
v
Quadro;
v
Caderno, Caneta;
v
Piloto e
Apagador;
v
Textos;
v
Livro;
v
Papel metro.
Avaliação:
v
Avaliação
processual no decorrer da execução das atividades propostas em sala de aula bem
como as atividades propostas para casa;
v
Avaliação da
Family Tree – 1,0 pontos, para II unidade;
v
Avaliando também
a leitura, oralidade e a escrita.
Referência
Bibliográficas:
v
FRANCO,
Claudio de Paiva. Way to English for Brazilian
Learners : língua estrangeira moderna : inglês : ensino fundamental II /
Claudio de Paiva Franco, Katia Cristina de Amaral Tavares. 1. Ed. – São Paulo .
Ática, 2015.
Observações:
PLANO DE AULA 09
Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe
IV
Ano:
6º ano do ensino Fundamental II,
Turma: B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 02 Período: 22/05/2017 e 01/06/2017
Tema: What is A Family?
Objetivos
Específicos:
v Desenvolver a
leitura, escrita e a oralidade;
v Identificar a
finalidade dos textos trabalhados;
v Estruturar a
capacidade de reflexão do aluno;
v
Apresentar e
oferecer oportunidades de uso de diversas estratégias de leitura: vocabulário,
gênero literário, skimming, scanning;
v
Trabalhar o
aspecto linguístico – gramatica;
v
Inferir regras
gramaticais a partir da observação de situações de uso da língua inglesa;
Conteúdo:
v Leitura de textos;
v Vocabulário, Membros da família;
v Produção da Escrita, family tree;
v Aspectos Linguísticos, uso do plural.
Sequencia
didática:
v
Apresentação aos alunos
do poema sobre membros da família;
v
Propondo uma
leitura do texto silenciada e individual;
v
Pesquisa
diagnostica com os alunos, para saber o entendimento deles sobre que tipo de
gênero textual pertence o texto que está sendo trabalhado;
v
Propondo uma leitura
do texto por alguns alunos da sala em voz alta;
v
Exercícios de
interpretação de texto;
v
Lista para
ampliação do vocabulário da Língua Inglesa
Family Members;
v
Estudos dos
aspectos linguísticos: plural;
v Atividades com questões de plural para ser
feita em sala;
v
Correção dos
exercícios sobre o aspecto linguístico – plural;
v
Trabalhando com a
escrita na produção de uma Family tree;
v
Apresentação da
Family tree;
v
Leitura das
produções dos alunos e retorno do professor;
Recursos
Didáticos:
v
Quadro;
v
Caderno, Caneta;
v
Piloto e
Apagador;
v
Textos;
v
Livro;
v
Papel metro.
Avaliação:
v
Avaliação
processual no decorrer da execução das atividades propostas em sala de aula bem
como as atividades propostas para casa;
v
Avaliação da
Family Tree – 1,0 pontos, para II unidade;
v
Avaliando também
a leitura, oralidade e a escrita.
Referência
Bibliográficas:
v
FRANCO,
Claudio de Paiva. Way to English for Brazilian
Learners : língua estrangeira moderna : inglês : ensino fundamental II /
Claudio de Paiva Franco, Katia Cristina de Amaral Tavares. 1. Ed. – São Paulo .
Ática, 2015.
Observações:
Este plano de aula é o mesmo plano de
nº08, aplicado no 6º - A.
PLANO DE AULA 10
Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe
IV
Ano:
6º ano do ensino Fundamental II,
Turma: B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 02 Período: 05 e 08/06/2017
Tema:
Houses Around the World
Objetivos
Específicos:
v Desenvolver a
leitura, escrita e a oralidade;
v Identificar a
finalidade dos textos trabalhados;
v Estruturar a
capacidade de reflexão do aluno;
v
Dar aos alunos
acesso as informações que possibilitem a ampliação do seu conhecimento de
mundo;
v
Encorajar o
posicionamento críticos dos alunos sobre o tema abordado na aula;
v
Trabalhar o
aspecto linguístico – gramatica.
Conteúdo:
v Leitura de textos;
v Produção da Escrita, desenhar casas, museus
etc, ou selecionar fotos de casa na internet. Em pares desenvolver um pequeno
texto com a descrição das imagens selecionadas;
v Aspectos Linguísticos: Prepositions of place.
Sequencia
didática:
v Acolhimento do trabalho de Family tree;
v Apresentação aos alunos do texto China -
living together in a circle;
v Leitura silenciosa do texto China - living
together in a circle;
v
Propondo uma
leitura do texto por alguns alunos da sala em voz alta;
v
Sistematização/Explicação
do texto trabalhado;
v
Exercícios de
interpretação de texto;
v
Pesquisa sobre as
partes da casa em inglês, para desenvolver o trabalho de escrita;
v Estudos dos aspectos linguísticos:
prepositions of place;
v Atividades com questões sobre prepositions of
place, para ser feita em sala;
v Correção dos exercícios sobre o aspecto
linguístico;
v
Trabalhando com a
escrita: Desenhar a sua própria casa e depois desenvolver um pequeno texto com
a descrição de cada cômodo com as palavras em inglês;
v
Leitura das
produções dos alunos e retorno do professor;
Recursos
Didáticos:
v
Quadro;
v
Caderno, Caneta;
v
Piloto e
Apagador;
v
Textos;
v
Livro;
Avaliação:
v
Avaliação da
leitura, oralidade e a escrita, além da participação da turma no
desenvolvimento das aulas.
v
Trabalho sobre as
partes da casa, valendo 1,0 para II Unidade.
Referência
Bibliográficas:
v
FRANCO,
Claudio de Paiva. Way to English for Brazilian
Learners : língua estrangeira moderna : inglês : ensino fundamental II /
Claudio de Paiva Franco, Katia Cristina de Amaral Tavares. 1. Ed. – São Paulo .
Ática, 2015.
Observações:
PLANO DE AULA 11
Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe
IV
Ano:
6º ano do ensino Fundamental II,
Turma: B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 01 Período: 12/06/2017.
Tema:
Projeto Didático – O Bullying debatido na
música inglesa.
Objetivos
Específicos:
v Verificar o
aprendizado dos alunos sobre o tema do projeto;
v Criar um
pensamento crítico e humanos, nos alunos em relação a prática dessa violência
que é o Bullying.
Conteúdo:
v Conteúdos programados para o seminário.
Sequencia
didática:
v
A aula será
realizada na sala de áudio e vídeo da escola;
v
Ligar o data
show;
v
Dividir a sala
nas equipes dos seminários;
v
Tocar
inicialmente a música escolhida pela equipe;
v
Após a música, a
equipe irá explanar sobre o tipo de Bullying que está sendo combatido na
música;
v
Depois os alunos
de cada equipe, irão refletir e dar soluções para esse tipo de violência não
seja mais propagada;
v
Leitura das
produções dos alunos e retorno do professor;
Recursos
Didáticos:
v
Data Show
Avaliação:
v
Avaliação através
da participação dos alunos na construção do projeto e de acordo com a
apresentação do seminário – Valor do Projeto 2,0 pontos.
Observações:
PLANO DE AULA 12
Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe
IV
Ano:
6º ano do ensino Fundamental II,
Turma: B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 1 Período: 19/06/2017.
Tema:
Devolutiva do Projeto Didático e Aspectos Linguísticos.
Objetivos
Específicos:
v Verificar o
aprendizado dos alunos sobre o tema do projeto;
v Avaliar o
aprendizado dos alunos sobre os assuntos que foram ministrados na sala de aula;
v Estruturar a
capacidade de reflexão do aluno;
v
Desenvolver conhecimento linguístico e
suas habilidades de inferir regras gramaticais a partir da observação de
situações de uso da língua inglesa
Conteúdo:
v As provas aplicadas;
v Aspectos Linguísticos - Possessive Adjectives
e Possessive Pronouns.
Sequencia
didática:
v
Arrumação da sala
de aula;
v
Entrega dos
trabalhos escritos sobre Bullying, com as devidas correções;
v
Devolutiva do
seminário;
v
Entrega das notas
do projeto;
v
Estudos dos
aspectos linguísticos: Possessive Adjectives e Possessive Pronouns;
v Atividades com questões de Possessive
Adjectives e Possessive Pronouns para ser feita em sala;
v
Correção dos
exercícios sobre o aspecto linguístico – Possessive Adjectives e Possessive
Pronouns;
v
Leitura das
produções dos alunos e retorno do professor.
Recursos
Didáticos:
v
Quadro;
v
Piloto;
v
Apagador;
v
Caneta;
v
Caderno.
Avaliação:
v
Entrega das notas
do Projeto Didático.
Observações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário