sexta-feira, 23 de junho de 2017

Entrega do Projeto Didático


AULA DO DIA 03.04.2017


Este dia foi apenas para entrega do Projeto Didático e Termo de Compromisso do Estágio, devidamente assinado pela escola.
Após análise da Professora Gina do Projeto, fui liberado para começar o estágio de regência de língua inglesa na Escola Classe IV.  Porém, neste mesmo dia, no período da manha eu já tinha feito a minha primeira visita na escola onde vou fazer meu estágio. Escola Carneiro Ribeiro - Classe IV, no bairro da Caixa D'Água.
Abaixo o Projeto Didático que irei aplicar na escola.






CENTRO UNIVERSITÁIO JORGE AMADO – UNIJORGE
LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA E RESPECTIVAS LITERATURAS







LUIS FRANCISCO REIS AFONSO
















PROJETO DE ESTÁGIO – LÍNGUA INGLESA – REGÊNCIA



Caixa de texto: Projeto de pesquisa entregue a professora especialista Gina Maria Imbroisi Teixeira para obtenção de nota no componente curricular Estágio de Língua Inglesa II.
























SALVADOR
2017.1



INTRODUÇÃO

            Este projeto tem o intuito de oferecer aos estudantes de Língua Inglesa do 6º ano da Escola Classe IV, vinculada a Escola Parque no bairro da Caixa D’água em Salvador/Ba, aulas diferenciadas das ditas “tradicionais”. 
            A ideia é levar este projeto que utiliza como ferramenta lúdica a música para sala de aula, ou seja, a música como instrumento facilitador no aprendizado da Língua Inglesa, tornando a sala de aula mais participativa, motivada, despertando, assim, um interesse maior dos alunos na matéria, além de treinar o listening com os alunos.


2 TEMA

A utilização da música inglesa como instrumento lúdico, facilitador, motivador e eficaz no aprendizado/entendimento dos alunos em relação ao tema: O Bullying, tão recorrente nas escolas.


3 SUJEITOS ENVOLVIDOS

3.1 DOCENTES RESPONSÁVEIS E SUAS ÁREAS DE TRABALHO
·         Professora Sandra Araújo, professora de Língua Inglesa do 6º Ano da Escola Classe IV.

3.2 TUMA PARTICIPANTE
·         Turma que se destina este projeto é o 6º ano –B do turno matutino da Escola Classe IV.



4 QUESTÃO ORIENTADORA

            É indiscutível que a Língua Inglesa tomou proporções universais, tornando-se a língua mais falada no mundo dos negócios, acadêmicos etc, e no Brasil, isso não foi diferente. Há necessidade do aprendizado da Língua Inglesa (LI) para que os alunos possam competir por vagas melhores de trabalho, bolsas de estudos, intercâmbios, dentre outros, ou seja, a Língua Inglesa pode atuar para o estudante, como uma porta aberta para as oportunidades que a vida proporcionando uma ascensão social.  
Diante dessa realidade, podemos verificar que diversos fatores como: econômicos, culturais, familiares influenciam no aprendizado da LI, principalmente para os alunos de Escolas Públicas, que não tem a mesma oportunidade que os alunos de escolas particulares.
 Então pensando nessa democratização do ensino e na busca de trazer novos conhecimentos é que este projeto traz a seguinte problemática: Como ensinar Língua Inglesa de forma que venha facilitar o aprendizado e entendimento dos alunos, de um tema tão importante como o Bullying, de forma motivadora e eficaz?


5 JUSTIFICATIVA

            Sem dúvida, uma das maiores justificativas para se aprender Inglês são as oportunidades de trabalho que o idioma proporciona ao aprendiz, mas não é apenas isso, existem outras questões que também são de grande relevância, como o aprendizado de novas culturas, a comunicação com outras pessoas, o crescimento intelectual, dentre outros. Para tanto, é necessário incentivar o aluno ao estudo da Língua Inglesa (LI), de preferência desde o princípio da sua vida acadêmica, favorecendo, assim, a sua evolução no idioma, desenvolvendo competências que os tornem capazes de se engajar em atividades de uso da linguagem e, assim, compreender melhor o mundo em que vivem e participar dele como cidadãos críticos. Segundo o PCN – Língua Estrangeira (1998):

A Língua Estrangeira no ensino fundamental tem um valioso papel construtivo como parte integrante da educação formal. Envolve um complexo processo de reflexão sobre a realidade social, política e econômica, com valor intrínseco importante no processo de capacitação que leva à libertação. Em outras palavras, Língua Estrangeira no ensino fundamental é parte da construção da cidadania
           
            O estudo da LI proporciona ao estudante, principalmente da escola pública, a ter contato com outras culturas, fator este de suma importância para o seu desenvolvimento social, inteirando-se com outras pessoas, em suma proporcionando cidadania, inclusão social.
            Existem muitas palavras da LI que são cognatas e são utilizadas no dia a dia dos alunos e eles mesmo não se dão conta disso, tornando assim o aprendizado da LI mais próximo, familiar, prazeroso e eficaz, trazendo mais confiança aos alunos, e inclusive incentivando-os ao aprendizado independente, ou seja, ir além daquilo que foi proposto pelo professor.
            Diante dos fatos narrados acima, a relevância acadêmica deste projeto visa através da utilização da música como ferramenta motivadora e eficaz para subsidiar o aluno da escola pública, no aprendizado da Língua Inglesa através do tema Bullying, tornando-os mais conscientes deste problema tão atual que acontece não só no Brasil, mas também no mundo.


6 OBJETIVOS

6.1 OBJETIVO GERAL

            Proporcionar ao aluno estudante de Língua Inglesa oriundo da escola pública estadual uma melhor condição de aprendizado através da pesquisa de textos e músicas inglesas que retrate o tema, como ferramenta didática para reflexão sobre o Bullying, tornando assim, seres humanos mais conscientes e participativos ao combate ou a não propagação desse tipo de violência, tão comum em nossas comunidades.

6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Conscientizar os alunos da importância do aprendizado da Língua Inglesa;
·         Promover atividades e práticas de leitura e pesquisa;
·         Identificar a abordagem nas músicas trabalhadas no projeto;
·         Trabalhar as quatro habilidades como a leitura, audição, escrita e fala, através de textos e a música escolhida para trabalhar na aula.

7 RECURSOS

            Os recursos a serem utilizados são:
·        Livros;
·        Textos;
·        Sites na Internet;
·        Aparelhos Multimídia;
·        Pendrive;
·        Quadro Branco.


8 PERÍODO

O Período corresponde a I unidade. O início do projeto é em 03 de abril a 19 de junho.


9 PRODUTO/CULMINÂNCIA

Trabalho inicial de pesquisa em textos e em músicas inglesas sobre o tema proposto. Após essa primeira etapa de pesquisa, será apresentado um seminário sobre o tipo de violência que está sendo abordado na música escolhida e por fim, após a explanação da música virá as reflexões dos alunos sobre como combater e criar soluções para a não propagação desses crimes. O aluno deverá entregar uma parte escrita. Dando ao aluno, uma visibilidade final de todo o processo de construção do aprendizado ao qual ele passou.


10 ETAPAS/ATIVIDADES/OPERACIONALIZAÇÃO/CRONOGRAMAS

As atividades que foram pensadas para execução deste projeto, correspondem ao desenvolvimento das quatro habilidades, ouvir, falar, escrever e leitura, porem levando o aluno a sempre analisar aquilo que ele está aprendendo. Não basta apenas ler um texto, tem que ler e saber interpretar o que o autor quis dizer, qual a mensagem que o texto quer passar e da mesma forma com as demais habilidades.
Teremos várias etapas no decorrer da unidade, teremos etapas de pesquisas, oralidade, lúdico com a música, seminários, tudo visando o objetivo final o aprendizado de excelência para o aluno. Serão utilizados diversos recursos, dentre eles o principal será os textos com temáticas que não estão distantes da realidade do aluno, levando-os a tecer um pensamento crítico. As atividades serão distribuídas em torno de 22 aulas no período que vai de abril até o meado do mês de junho.
 Para maiores detalhes, verificar os planos de aulas, anexo a este projeto.


11 AVALIAÇÃO E CRITÉRIOS DE DESEMPENHO

O processo de avaliação será contínuo e processual devendo contemplar a necessidade de cada aluno.
Serão feitas as seguintes atividades pontuadas:
Projeto Didático sobre Bullying - Valendo 2,0
Trabalhos e demais avaliações como: Partes do Corpo, Family Tree e Partes da Casa - Valendo 2,0
Teste com os assuntos dados em sala  - Valendo 2,0
Avaliação - Valendo 4,0

PLANO DE AULA 01

Estabelecimento: Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe IV.
Ano: 6° ano do ensino fundamental II                            Turma: B - Matutino
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de aulas: 01                                  Período: 10/04/2017

Tema: Apresentação do Projeto – O Bulliying retratado na música inglesa.

Objetivos específicos
v  Desenvolver a leitura e oralidade;
v  Criar nos jovens a pratica de pesquisa;
v  Explanar de forma sucinta sobre a história da Língua Inglesa;
v  Produzir o projeto didático, em forma de seminário sobre o Bulliying;
v  Trabalhar com o gênero textual Música, como forma lúdica e motivacional para a execução do projeto didático.

Conteúdo:
v  Leitura;
v  Oralidade;
v  Interpretação textual;
v  Explanação sobre o seminário, tema do projeto didático.

Sequência didática:
v  Apresentação do professor;
v  Conversa com os alunos sobre as suas vivencias e conhecimento sobre a Língua Inglesa;
v  Introdução a aula sobre a formação (historia) da Língua Inglesa;
v  Distribuição do texto informativo, em dupla, que fala sobre Bulliying;
v  Leitura inicial pelas duplas em silencio, para se familiarizar com a leitura do texto e conhecer as questões propostas;
v  Sistematização/Explicação do texto informativo, suas características, finalidade, seu discurso;
v  Opiniões e crítica em geral;
v  Explanação sobre o projeto didático: O Bulliying retratado na música inglesa;
v  Distribuição do roteiro;
v  Dirimir dúvidas sobre o projeto;
v  Marcação da realização do seminário em equipe a ser definida de acordo com o quantitativo de alunos.

Recursos: cópias do material contendo o texto a ser trabalhado, para o projeto.

Avaliação: Avaliação contínua, acompanhar a desenvoltura e participação do aluno. Analisar oralidade e a produção do seminário.
Valor para este seminário será de 2,0 pontos.

Referências Eletrônicas:

Observações:



PLANO DE AULA 02


Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe IV
Ano: 6º ano do ensino Fundamental II,                 Turma: B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 03                                       Período: 17, 20 e 24/04/2017.

Tema: My Life

Objetivos Específicos:

v  Desenvolver a leitura, escrita e a oralidade;
v  Identificar a finalidade dos textos trabalhados;
v  Criar a capacidade de reflexão do aluno;
v  Dar aos alunos acesso as informações que possibilitem a ampliação do seu conhecimento de mundo;
v  Trabalhar o aspecto linguístico – gramatica.

Conteúdo:

v  Leitura de textos;
v  Produção da Escrita de um personal interest (desenvolvimento de sua autobiografia);
v  Aspectos Linguísticos. Personal Pronouns.


Sequencia didática:

v  Apresentação aos alunos do texto extraído da revista Time for Kids – Kid Reporters – Grance Clark;
v  Propondo uma leitura do texto de forma silenciosa;
v  Orientação para o uso das estratégias de leitura;
v  Propondo uma leitura do texto por alguns alunos da sala em voz alta;
v  Pesquisa diagnostica com os alunos, para saber o entendimento deles sobre que tipo de gênero textual pertence o texto que está sendo trabalhado;
v  Sistematização/Explicação do texto;
v  Exercícios de interpretação de texto;
v  Correção dos exercícios de interpretação textual;
v  Estudos dos aspectos linguísticos: Personal Pronouns;
v  Atividades com questões de Personal Pronouns para ser feita em sala;
v  Correção dos exercícios sobre o aspecto linguístico – Personal Pronouns;
v  Leitura de novo texto extraído da revista Time for Kids – Kid Reporters – All About Me;
v  Trabalhando com a escrita na produção de uma pequena biográfica em tópicos;
v  Leitura das produções dos alunos e retorno do professor;

Recursos Didáticos:

v  Quadro;
v  Caderno, Caneta;
v  Piloto e Apagador;
v  Textos;
v  Livro;

Avaliação:

v  Avaliação processual no decorrer da execução das atividades propostas em sala de aula bem como as atividades propostas para casa;
v  Avaliando também a leitura, oralidade e a escrita.

Referência Bibliográficas:

v  FRANCO, Claudio de Paiva. Way to English for Brazilian Learners : língua estrangeira moderna : inglês : ensino fundamental II / Claudio de Paiva Franco, Katia Cristina de Amaral Tavares. 1. Ed. – São Paulo . Ática, 2015.


PLANO DE AULA 03


Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe IV
Ano: 6º ano do ensino Fundamental II,                 Turma: B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 02                                       Período: 27/04 e 04/05/2017.

Tema: Around the Globe

Objetivos Específicos:

v  Trabalhar a leitura, escrita e a oralidade;
v  Identificar a finalidade dos textos trabalhados;
v  Estruturar a capacidade de reflexão do aluno;
v  Dar aos alunos acesso as informações que possibilitem a ampliação do seu conhecimento de mundo;
v  Desenvolver conhecimento linguístico e suas habilidades de inferir regras gramaticais a partir da observação de situações de uso da língua inglesa

Conteúdo:

v  Leitura de textos;
v  Produção da Escrita de um mini texto sobre uma personalidade ou não que o aluno admira;
v  Aspectos Linguísticos. Vocabulário – revisão das saudações, dias da semana, meses do ano e números. Vocabulário novo: ocupações e partes do corpo humano.


Sequencia didática:

v  Apresentação aos alunos de dois minis textos biográficos de dois esportistas brasileiro Marta e Neymar;
v  Propondo uma leitura do texto de forma silenciosa;
v  Orientação para o uso das estratégias de leitura;
v  Indicação do gênero textual trabalhado no texto;
v  Propondo uma leitura do texto por alguns alunos da sala em voz alta;
v  Exercícios de interpretação de texto;
v  Correção do exercício de interpretação textual;
v  Revisão para prova dos vocabulários de saudações, dias da semana e meses do ano e números;
v  Propor atividade de pesquisa em casa sobre biografia;
v  Proposta de trabalho de escrita ne produção de um desenho de um corpo humano e colocar as partes em inglês, conforme lista dada;
v  Entrega de listas com novos vocabulários de ocupações/posições e das partes do corpo humano;
v  Exercício sobre as revisões para prova e sua correção;
v  Trabalhando com a escrita na produção de um mini texto sobre uma personalidade ou não que o aluno admira;
v  Leitura das produções dos alunos e retorno do professor;

Recursos Didáticos:

v  Quadro;
v  Caderno, Caneta;
v  Piloto e Apagador;
v  Textos;
v  Livro;

Avaliação:

v  Avaliação processual no decorrer da execução das atividades propostas em sala de aula bem como as atividades propostas para casa;
v  Avaliando também a leitura, oralidade e a escrita;
v  Trabalho escrito sobre corpo humano, valendo 2,5 pontos.


Referência Bibliográficas:

v  FRANCO, Claudio de Paiva. Way to English for Brazilian Learners : língua estrangeira moderna : inglês : ensino fundamental II / Claudio de Paiva Franco, Katia Cristina de Amaral Tavares. 1. Ed. – São Paulo . Ática, 2015.


PLANO DE AULA 04

Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe IV
Ano: 6º ano do ensino Fundamental II,                 Turma: B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 01                                       Período: 08/05/2017

Tema: Avaliação 

Objetivos Específicos:

v  Observar a capacidade do aluno quanto ao aprendizado dos assuntos dados na unidade;

Conteúdo:

v  Conteúdos programados para a matéria de Língua Inglesa na unidade;

Sequencia didática:

v  Arrumação da sala em fileiras;
v  Explicação para os alunos sobre a aplicabilidade das provas;
v  Distribuição das provas para os alunos,
v  Distribuição da ficha de frequência para os alunos;
v  Acolhimento das provas já respondidas pelos alunos;
v  Correção das provas de inglês;
v  Entrega das provas na vice direção.

Recursos Didáticos:

v  Quadro;
v  Caneta;
v  Piloto e Apagador;

Avaliação:

v  Avaliação através de provas escritas, subjetivas e objetivas. Valor 5,0 pontos.
Observações:


PLANO DE AULA 05

Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe IV
Ano: 6º ano do ensino Fundamental II,                 Turma: B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 01                                       Período: 11/05/2017

Tema: Correção das Avaliações Aplicadas de Língua Inglesa 


Objetivos Específicos:

v  Observar a capacidade do aluno quanto ao aprendizado dos assuntos dados na unidade;

Conteúdo:

v  Conteúdos programados para a matéria de Língua Inglesa na unidade;


Sequencia didática:

v  Acolhimento das provas já respondidas pelos alunos;
v  Correção das provas de inglês;
v  Entrega das provas corrigidas na vice direção.

Recursos Didáticos:

v  Caneta;
v  Planilha de Avaliação.

Avaliação:

v  Avaliação através de provas escritas, subjetivas e objetivas.



PLANO DE AULA 06

Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe IV
Ano: 6º ano do ensino Fundamental II,                 Turma: A e B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 02                                        Período:
Turma A e B: Dia 15/05/2017

Tema: Aspectos Linguísticos

Objetivos Específicos:


v  Estruturar a capacidade de reflexão do aluno;
v  Desenvolver conhecimento linguístico e suas habilidades de inferir regras gramaticais a partir da observação de situações de uso da língua inglesa

Conteúdo:

v  Aspectos Linguísticos. Revisão dos Personal Pronouns;
v  Aspectos Linguísticos. Verbo to be affirmative form.


Sequencia didática – Turma B

v  Revisão dos aspectos linguísticos: Personal Pronouns;
v  Estudos dos aspectos linguísticos: Verbo to be affirmative form;
v  Atividades com questões de Verbo to be affirmative form para ser feita em sala;
v  Correção dos exercícios sobre o aspecto linguístico – Verbo to be affirmative form;

Sequencia didática – Turma A

v  Apresentação do professor;
v  Revisão dos aspectos linguísticos: Personal Pronouns;
v  Revisão dos aspectos linguísticos: Verbo to be affirmative form;
v  Atividades com questões de Verbo to be affirmative form e Personal Pronouns para ser feita em sala;
v  Correção dos exercícios sobre o aspecto linguístico – Verbo to be affirmative form e e Personal Pronouns.

Recursos Didáticos:

v  Quadro;
v  Caderno, Caneta;
v  Piloto e Apagador;
v  Livro;



Avaliação:


v  Avaliação processual no decorrer da execução das atividades propostas em sala de aula bem como as atividades propostas para casa;
v  Avaliando a escrita.


Referência Bibliográficas:


v  FRANCO, Claudio de Paiva. Way to English for Brazilian Learners : língua estrangeira moderna : inglês : ensino fundamental II / Claudio de Paiva Franco, Katia Cristina de Amaral Tavares. 1. Ed. – São Paulo . Ática, 2015.


Observações:

Neste plano foi desenvolvido a sequência didática das duas turmas do 6º A.




PLANO DE AULA 07


Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe IV
Ano: 6º ano do ensino Fundamental II,                 Turma: A e B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 02                                        Período:
Turma A: Dia 16/05/2017
Turma B: Dia 18/05/2017

Tema: Aspectos Linguísticos

Objetivos Específicos:


v  Estruturar a capacidade de reflexão do aluno;
v  Desenvolver conhecimento linguístico e suas habilidades de inferir regras gramaticais a partir da observação de situações de uso da língua inglesa

Conteúdo:

v  Aspectos Linguísticos. verb to be: negative and interrogative form;
v  Aspectos Linguísticos. verb to be: forma contraída.


Sequencia didática:


v  Estudos dos aspectos linguísticos: Verb To be, na forma negativa e interrogativa;
v  Atividades com questões de verbo para ser feita em sala;
v  Correção dos exercícios sobre o aspecto linguístico – Verb To be, na forma negativa e interrogativa;
v  Estudos dos aspectos linguísticos: Verb To be, na forma contraída;
v  Atividades com questões de verbo na forma contraída para ser feita em sala;
v  Correção dos exercícios sobre o aspecto linguístico – Verb To be, na forma contraída;
v  Leitura das produções dos alunos e retorno do professor;

Recursos Didáticos:

v  Quadro;
v  Caderno, Caneta;
v  Piloto e Apagador;
v  Livro;


Avaliação:


v  Avaliação processual no decorrer da execução das atividades propostas em sala de aula bem como as atividades propostas para casa;
v  Avaliando também a leitura, oralidade e a escrita.


Referência Bibliográficas:


v  FRANCO, Claudio de Paiva. Way to English for Brazilian Learners : língua estrangeira moderna : inglês : ensino fundamental II / Claudio de Paiva Franco, Katia Cristina de Amaral Tavares. 1. Ed. – São Paulo . Ática, 2015.





PLANO DE AULA 08


Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe IV
Ano: 6º ano do ensino Fundamental II,                 Turma: A - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 03                                       Período: 22, 23 e 30/05/2017

Tema: What is A Family?


Objetivos Específicos:

v  Desenvolver a leitura, escrita e a oralidade;
v  Identificar a finalidade dos textos trabalhados;
v  Estruturar a capacidade de reflexão do aluno;
v  Apresentar e oferecer oportunidades de uso de diversas estratégias de leitura: vocabulário, gênero literário, skimming, scanning;
v  Trabalhar o aspecto linguístico – gramatica;
v  Inferir regras gramaticais a partir da observação de situações de uso da língua inglesa;

Conteúdo:

v  Leitura de textos;
v  Vocabulário, Membros da família;
v  Produção da Escrita, family tree;
v  Aspectos Linguísticos, uso do plural.


Sequencia didática:

v  Apresentação aos alunos do poema sobre membros da família;
v  Propondo uma leitura do texto silenciada e individual;
v  Pesquisa diagnostica com os alunos, para saber o entendimento deles sobre que tipo de gênero textual pertence o texto que está sendo trabalhado;
v  Propondo uma leitura do texto por alguns alunos da sala em voz alta;
v  Exercícios de interpretação de texto;
v  Lista para ampliação do vocabulário da Língua Inglesa  Family Members;
v  Estudos dos aspectos linguísticos: plural;
v  Atividades com questões de plural para ser feita em sala;
v  Correção dos exercícios sobre o aspecto linguístico – plural;
v  Trabalhando com a escrita na produção de uma Family tree;
v  Apresentação da Family tree;
v  Leitura das produções dos alunos e retorno do professor;

Recursos Didáticos:

v  Quadro;
v  Caderno, Caneta;
v  Piloto e Apagador;
v  Textos;
v  Livro;
v  Papel metro.

Avaliação:

v  Avaliação processual no decorrer da execução das atividades propostas em sala de aula bem como as atividades propostas para casa;
v  Avaliação da Family Tree – 1,0 pontos, para II unidade;
v  Avaliando também a leitura, oralidade e a escrita.


Referência Bibliográficas:

v  FRANCO, Claudio de Paiva. Way to English for Brazilian Learners : língua estrangeira moderna : inglês : ensino fundamental II / Claudio de Paiva Franco, Katia Cristina de Amaral Tavares. 1. Ed. – São Paulo . Ática, 2015.


Observações:


PLANO DE AULA 09


Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe IV
Ano: 6º ano do ensino Fundamental II,                 Turma: B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 02                                       Período: 22/05/2017 e 01/06/2017

Tema: What is A Family?


Objetivos Específicos:

v  Desenvolver a leitura, escrita e a oralidade;
v  Identificar a finalidade dos textos trabalhados;
v  Estruturar a capacidade de reflexão do aluno;
v  Apresentar e oferecer oportunidades de uso de diversas estratégias de leitura: vocabulário, gênero literário, skimming, scanning;
v  Trabalhar o aspecto linguístico – gramatica;
v  Inferir regras gramaticais a partir da observação de situações de uso da língua inglesa;

Conteúdo:

v  Leitura de textos;
v  Vocabulário, Membros da família;
v  Produção da Escrita, family tree;
v  Aspectos Linguísticos, uso do plural.


Sequencia didática:

v  Apresentação aos alunos do poema sobre membros da família;
v  Propondo uma leitura do texto silenciada e individual;
v  Pesquisa diagnostica com os alunos, para saber o entendimento deles sobre que tipo de gênero textual pertence o texto que está sendo trabalhado;
v  Propondo uma leitura do texto por alguns alunos da sala em voz alta;
v  Exercícios de interpretação de texto;
v  Lista para ampliação do vocabulário da Língua Inglesa  Family Members;
v  Estudos dos aspectos linguísticos: plural;
v  Atividades com questões de plural para ser feita em sala;
v  Correção dos exercícios sobre o aspecto linguístico – plural;
v  Trabalhando com a escrita na produção de uma Family tree;
v  Apresentação da Family tree;
v  Leitura das produções dos alunos e retorno do professor;

Recursos Didáticos:

v  Quadro;
v  Caderno, Caneta;
v  Piloto e Apagador;
v  Textos;
v  Livro;
v  Papel metro.

Avaliação:

v  Avaliação processual no decorrer da execução das atividades propostas em sala de aula bem como as atividades propostas para casa;
v  Avaliação da Family Tree – 1,0 pontos, para II unidade;
v  Avaliando também a leitura, oralidade e a escrita.


Referência Bibliográficas:

v  FRANCO, Claudio de Paiva. Way to English for Brazilian Learners : língua estrangeira moderna : inglês : ensino fundamental II / Claudio de Paiva Franco, Katia Cristina de Amaral Tavares. 1. Ed. – São Paulo . Ática, 2015.


Observações:

Este plano de aula é o mesmo plano de nº08, aplicado no 6º - A.




PLANO DE AULA 10


Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe IV
Ano: 6º ano do ensino Fundamental II,                 Turma: B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 02                                       Período: 05 e 08/06/2017

Tema: Houses Around the World

Objetivos Específicos:

v  Desenvolver a leitura, escrita e a oralidade;
v  Identificar a finalidade dos textos trabalhados;
v  Estruturar a capacidade de reflexão do aluno;
v  Dar aos alunos acesso as informações que possibilitem a ampliação do seu conhecimento de mundo;
v  Encorajar o posicionamento críticos dos alunos sobre o tema abordado na aula;
v  Trabalhar o aspecto linguístico – gramatica.

Conteúdo:

v  Leitura de textos;
v  Produção da Escrita, desenhar casas, museus etc, ou selecionar fotos de casa na internet. Em pares desenvolver um pequeno texto com a descrição das imagens selecionadas;
v  Aspectos Linguísticos: Prepositions of place.


Sequencia didática:

v  Acolhimento do trabalho de Family tree;
v  Apresentação aos alunos do texto China - living together in a circle;
v  Leitura silenciosa do texto China - living together in a circle;
v  Propondo uma leitura do texto por alguns alunos da sala em voz alta;
v  Sistematização/Explicação do texto trabalhado;
v  Exercícios de interpretação de texto;
v  Pesquisa sobre as partes da casa em inglês, para desenvolver o trabalho de escrita;
v  Estudos dos aspectos linguísticos: prepositions of place;
v  Atividades com questões sobre prepositions of place, para ser feita em sala;
v  Correção dos exercícios sobre o aspecto linguístico;
v  Trabalhando com a escrita: Desenhar a sua própria casa e depois desenvolver um pequeno texto com a descrição de cada cômodo com as palavras em inglês;
v  Leitura das produções dos alunos e retorno do professor;

Recursos Didáticos:

v  Quadro;
v  Caderno, Caneta;
v  Piloto e Apagador;
v  Textos;
v  Livro;

Avaliação:

v  Avaliação da leitura, oralidade e a escrita, além da participação da turma no desenvolvimento das aulas.
v  Trabalho sobre as partes da casa, valendo 1,0 para II Unidade.

Referência Bibliográficas:

v  FRANCO, Claudio de Paiva. Way to English for Brazilian Learners : língua estrangeira moderna : inglês : ensino fundamental II / Claudio de Paiva Franco, Katia Cristina de Amaral Tavares. 1. Ed. – São Paulo . Ática, 2015.


Observações:


PLANO DE AULA 11

Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe IV
Ano: 6º ano do ensino Fundamental II,                 Turma: B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 01                                       Período: 12/06/2017.

Tema: Projeto Didático – O Bullying debatido na música inglesa.


Objetivos Específicos:

v  Verificar o aprendizado dos alunos sobre o tema do projeto;
v  Criar um pensamento crítico e humanos, nos alunos em relação a prática dessa violência que é o Bullying.

Conteúdo:

v  Conteúdos programados para o seminário.


Sequencia didática:

v  A aula será realizada na sala de áudio e vídeo da escola;
v  Ligar o data show;
v  Dividir a sala nas equipes dos seminários;
v  Tocar inicialmente a música escolhida pela equipe;
v  Após a música, a equipe irá explanar sobre o tipo de Bullying que está sendo combatido na música;
v  Depois os alunos de cada equipe, irão refletir e dar soluções para esse tipo de violência não seja mais propagada;
v  Leitura das produções dos alunos e retorno do professor;

Recursos Didáticos:

v  Data Show



Avaliação:

v  Avaliação através da participação dos alunos na construção do projeto e de acordo com a apresentação do seminário – Valor do Projeto 2,0 pontos.

Observações:




PLANO DE AULA 12

Estabelecimento: Colégio Educacional Carneiro Ribeiro – Classe IV
Ano: 6º ano do ensino Fundamental II,                 Turma: B - Matutino.
Professor Regente: Luis Francisco Reis Afonso
Quantidade de Aulas: 1                                       Período: 19/06/2017.

Tema: Devolutiva do Projeto Didático e Aspectos Linguísticos.


Objetivos Específicos:

v  Verificar o aprendizado dos alunos sobre o tema do projeto;
v  Avaliar o aprendizado dos alunos sobre os assuntos que foram ministrados na sala de aula;
v  Estruturar a capacidade de reflexão do aluno;
v  Desenvolver conhecimento linguístico e suas habilidades de inferir regras gramaticais a partir da observação de situações de uso da língua inglesa

Conteúdo:

v  As provas aplicadas;
v  Aspectos Linguísticos - Possessive Adjectives e Possessive Pronouns.

Sequencia didática:

v  Arrumação da sala de aula;
v  Entrega dos trabalhos escritos sobre Bullying, com as devidas correções;
v  Devolutiva do seminário;
v  Entrega das notas do projeto;
v  Estudos dos aspectos linguísticos: Possessive Adjectives e Possessive Pronouns;
v  Atividades com questões de Possessive Adjectives e Possessive Pronouns para ser feita em sala;
v  Correção dos exercícios sobre o aspecto linguístico – Possessive Adjectives e Possessive Pronouns;
v  Leitura das produções dos alunos e retorno do professor.

Recursos Didáticos:

v  Quadro;
v  Piloto;
v  Apagador;
v  Caneta;
v  Caderno.

Avaliação:


v  Entrega das notas do Projeto Didático.


Observações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário